Três roteiros de Meditação Orante da Palavra de Deus


Prática da Meditação Orante da Palavra de Deus
na Fraternidade Cristã

A Meditação Orante da Palavra de Deus, abreviada como MOPD, a sós ou em grupo, é o pão nosso de cada dia da caminhada discipular no DJC.
Esta ênfase na MOPD em todos os momentos é importante, pois o discípulo de Jesus deve se alimentar diariamente e ser formado a partir da própria revelação divina, dentro do horizonte de interpreta-ção da Doutrina da Igreja, para não cair no subjetivismo relativista, o que seria muito prejudicial e destrutivo. Na formação dos discípulos sempre devemos ter em mente que a Verdade é Jesus, e que a coluna e base desta Verdade, no tocante à sua interpretação autêntica, é a Igreja Católica por ele fundada e guiada infalivelmente pelo Divino Espírito Santo.
A MOPD precisa ser bem dirigida, a fim de que tenhamos um cenáculo de oração em torno da Palavra, e não uma “babel”. Infeliz-mente às vezes o dirigente não traça um direcionamento certo na sua mente e nem divide serviços com antecedência, ou os participantes não ajudam como deveriam ajudar, e a MOPD acaba sendo muito atrapalhada. É importante que o dirigente sempre faça um discerni-mento sobre como vai encaminhá-la, a fim de haja clima favorável para a sua prática.
Mesmo quando traçamos algo na mente, devemos conduzir a MOPD de tal modo que favoreça a espontaneidade no Espírito Santo. Porém, sem direcionamento seguro nenhum, o pessoal fala ou reza pra todo lado, e acaba não vivenciando uma boa meditação comunitária.
O dirigente deve passar segurança no momento que está encami-nhando a MOPD, a fim de que os participantes, mesmo com esponta-neidade espiritual, vivenciem cada momento da MOPD de modo co-munitário, e não de modo individualista, apesar de todos estarem no mesmo local. Cenáculo é unidade de oração na espontaneidade no Espírito Santo. Babel é desordem total, sem aquele espírito de unida-de imprescindível para uma sã oração comunitária. Daí ser necessário um roteiro para a MOPD comunitária e que o dirigente do encontro, no nosso caso, o Coordenador da Fraternidade, dirija todo o momen-to, intervindo inclusive na participação dos discípulos quando estes estiverem se distanciando muito do sentido do próprio encontro.
Dadas essas considerações, explicaremos a seguir o roteiro de Meditação Orante da Palavra de Deus que normalmente vai ser utili-zado na Fraternidade Cristã. Uma vez decorando os seus momentos principais e seguindo-os à risca, com o tempo os discípulos vão se acostumando e tudo vai ficando mais fácil, compreensivo, participa-tivo e mistagógico. Este encontro de hoje tem por finalidade deixar todos os discípulos bem familiarizados sobre como é feita a Medita-ção Orante da Palavra de Deus na Fraternidade Cristã, pois acredita-mos que as pessoas participam melhor quando entendem o sentido e a necessidade das coisas.
A MOPD é chata? Acreditamos que não, pois se trata da Palavra de Deus, que é sempre viva e eficaz, produz sempre seus frutos de salvação antes de voltar para o céu. Os discípulos precisam deste alimento espiritual e a Fraternidade deve ser o lugar do banquete!
A seguir explicaremos o Roteiro da Meditação Orante da Pa-lavra de Deus na Fraternidade Cristã. Caso julgue necessário, o coordenador da Fraternidade poderá fazer uma oficina com todos os discípulos antes mesmo do primeiro encontro da Irmanação ou em outro momento da caminhada. De forma prática, vão lendo as expli-cações ponto por ponto e treinando. Então todos vão aprendendo fazendo. Tal é o roteiro ordinário dos encontros da Fraternidade Cristã. Por isso é salutar que todos o conheçam a fim de melhor participar. Verificar que os encontros da Irmanação já o seguem desde o início!

Roteiro da
Meditação Orante da Palavra de Deus na
Fraternidade Cristã

00 – Ambientação
Ventilação e equipamentos de som
Altar com a Bíblia e o crucifixo
Cartaz indicando o texto bíblico que vai ser meditado
As pessoas que vão ajudar no encontro (cantores, leitores, ministros de oração) devem ser convidadas com antecedência.
Silêncio favorável. Pedir para que desliguem o celular, não fiquem saindo desnecessariamente, encaminhem as crianças para lugar apro-priado, etc
Subsídios. Orientar qual Temário de MOPDs está sendo utilizado (página), ou entregar o subsídio que foi preparado para a ocasião, ou citar a página do Irmanador Discipulado que vai ser refletida, ou pre-parar o filme que vai ser assistido, etc
Acolhimento personalizado. É o momento de imprimir alegria pela chegada, cordialidade, irmandade.

01 – Oração
Em nome do Pai, louvor/adoração e súplica ao Espírito Santo
O dirigente acolhe e convida todos a ficar em pé e em postura de ora-ção. Ele mesmo poderá dirigir este momento. Porém, também pode pedir para alguém ministrar o louvor/adoração e outra pessoa para fazer a súplica ao Espírito Santo.
O Serviço de Música deverá ministrar cânticos convenientes, seguin-do as orientações de quem está dirigindo a reunião. Normalmente um cântico inicial, outro de louvor/adoração e outro de súplica ao Espírito Santo.
Neste momento,e nos outros seguintes, é muito importante saber adaptar a Fraternidade Cristã à realidade dos seus componentes: jo-vens, adultos ou casais, pessoas iniciantes ou já perseverantes, etc

02 – Palavra de Deus
Leitura e meditação partilhada da Palavra de Deus (1Pd 1,22 – 2,3)
Terminada a súplica ao Espírito Santo, todos vão se sentando e abrindo a sua Bíblia no texto indicado no cartaz.
Em clima de fraternidade e oração, permanece em pé somente a pes-soa que vai proclamar a Palavra de Deus. Este “sentar-se” é bíblico. Tem o sentido de se colocar aos pés do Mestre Jesus que vai falar através da sua Palavra na Bíblia Sagrada.
O leitor então proclama a Palavra com voz firme e pausada.
Após a leitura, o dirigente convida todos para ruminarem a Palavra em silêncio e ir partilhando em oração, conforme as moções do Espí-rito Santo. Não é hora de fazer sermão e nem de enveredar por outros caminhos. Um após o outro que desejar partilhar, cita o verso bíblico (para manter a Palavra sempre como referência) e transmite uma mensagem, ou faz uma prece de louvor ou de súplica, ou faz uma exortação, ou partilha uma locução interior, uma visão, ou profetiza, etc Mas sem nunca perder a referência do texto bíblico e o clima de oração e fraternidade.
Enquanto um discípulo partilha a Palavra, todos devem permanecer em oração, se possível com os olhos fechados ou fixados diretamente no texto bíblico. O dirigente vai intervindo em nome de Jesus sempre que achar necessário.
Quanto a leitura bíblica, escolher uma leitura para cada Meditação Orante. Pode seguir uma série de temas, ou algum temário de MOPDs, ou uma meditação para atender uma necessidade específica, ou a liturgia do dia. O coordenador pode aumentar ou diminuir o tex-to bíblico, de modo que o mesmo contenha sempre uma mensagem por inteiro. Para cultivar a familiaridade com o conjunto da Revelação Divina, é bom que a leitura seja feita diretamente da Bíblia.


03 – Reflexão
Este é o momento da formação, que deve ser sempre em sintonia com a Palavra meditada. Por isso a escolha do texto bíblico é tão impor-tante, pois deve haver continuidade entre oração e reflexão.
A reflexão pode ser feita de várias maneiras. Alguém previamente convidado ministra uma formação, ou é feita a leitura de um texto que foi entregue com antecedência, ou todos assistem um bom filme também preparado com antecedência.

04 – Oração no Espírito Santo
Diante do que foi refletido, o Dirigente ou uma pessoa por ele previ-amente convidada, ou o próprio formador ministra uma oração no Espírito Santo.
Conclui com o Pai Nosso e a Ave Maria.

05 – Caminhada Discipular
O dirigente, considerando tudo que foi rezado, meditado e refletido, orienta os discípulos quanto a caminhada discipular. São orientações concretas para a vida cristã pessoal, familiar e comunitária.

06 – Momento final
Avisos
Despedida


xxx

Prática da
Meditação Orante da Palavra de Deus
na oração pessoal

Eis um proposta de roteiro para quando a MOPD é praticada in-dividualmente, mas também pode servir para a MOPD comunitária:

0 - Ambiente favorável / postura de oração

1 - Salmo

2 - Adoração / louvor / Súplica ao Espírito Santo

3 - Leitura bíblica (Escolher uma leitura para cada meditação orante durante o dia. Você pode aumentar ou diminuir o texto bíblico na sua oração pessoal. Para cultivar a familiaridade com o conjunto da Pala-vra de Deus, o bom mesmo é que a leitura seja feita diretamente na Bíblia).

4 - Meditação / ruminação / escuta / rema (Se possível, escrever na Agenda da Caminhada Discipular a inspiração, o rema)

5 - Preces espontâneas, Pai Nosso, Ave Maria

6 – Conclusão


xxx

Prática da
Meditação Orante da Palavra de Deus
nas reuniões

Quando a MOPD é a oração inicial de uma reunião, normalmente a mesma deve durar em torno de meia hora. Existe um tempo pra cada coisa. Reunião é reunião, não encontro de oração. Nesses casos, propomos o seguinte roteiro:

1)        Acolhida, cântico inicial, Em nome do Pai...

2)        Louvor/adoração e súplica ao Espírito Santo

3)        Leitura e meditação partilhada da Palavra de Deus, sempre em clima de oração

4)        Pai Nosso... Ave Maria... (continuar com a pauta da reunião)


Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira