Encontro de Aliança 11 - 11 - 13


18:00h – Devoção Mariana (Santo Terço)

18:30h – Ambientação, quadro com a Palavra de Deus do encontro, altar com a Bíblia e a cruz, presença no livro de acompanhamento do Órgão.

19:00h – Oração inicial (Salmo, louvor, súplica ao Espírito Santo, Palavra de Deus, partilha em oração)

19:30h – Formação (distribuir cópias do texto a seguir):

Bom dia DCAs e Vocacionados!

Somos o Discipulado de Jesus Cristo.

Importa sempre lembrar o que somos, para caminharmos sempre na direção da nossa vocação e missão. Para tanto, a Fraternidade de Aliança é muito importante, pois constitui o núcleo de toda Obra DJC. É na Fraternidade de Aliança que somos chamados a viver como irmãos no seguimento de Jesus. É dela que somos enviados em missão para servir nos diversos Organismos do DJC.

Portanto, a Fraternidade de Aliança possui uma grande mística e cada reunião de Aliança e toda ação de cada DCA sempre devem ser realizadas nesta mística.

Nunca podemos nos esquecer que, ao nos encontrarmos como DCAs, também somos irmãos crescendo como discípulos de Jesus e por isso devemos nos ajudar uns aos outros na fé, na oração, na esperança e no amor.

Ao mesmo tempo, ao nos encontrarmos, temos um número bem maior de discípulos dentro do nosso coração. Todos nos esperam ansiosos por atenção e acompanhamento, seja para a sua vida, seja para a sua missão.

Pois foi Deus quem nos confiou a Obra DJC. Então devemos amar esta Obra ao ponto de dar a vida por ela. Devemos dar o melhor do que somos e o melhor do que temos: o amor. E o amor sempre se compromete e não mede esforços para bem servir ao próximo. Isto tudo é vocação. Só encontra sentido em ser DCA quem foi realmente chamado por Deus. Vocação é vida... e vida é prioridade!!! Vocação não combina com sobra de tempo e muito menos com sobejo.

Dadas essas considerações, consideremos duas coisas muito importantes para crescermos ainda mais como Fraternidade de Aliança:

1)    Roteiro do Encontro de Aliança
Contém aquilo que não pode faltar, um rumo a ser sempre seguido, os princípios gerais.
Dado a importância e a necessidade do Encontro de Aliança, sobretudo nos momentos de emergência, o horário reservado é das 18h às 22h. Porém, caso não seja necessário, poderá terminar antes das 22h.
Os Apostolados atuam nesses Encontros, reservando-se a dirigência ao DCA responsável pelo Organismo/Órgão.
Pontualidade é fundamental para um discípulo de Jesus!

18:00h – Devoção Mariana (Santo Terço)

18:30h – Ambientação, quadro com a Palavra de Deus do encontro, altar com a Bíblia e a cruz, presença no livro de acompanhamento do Organismo/Órgão. Desde os inícios, criar clima de oração e irmandade. Chegou atrasado? Os irmãos estão em oração? Entrar discretamente, abrir a Bíblia na leitura citada, entrar na oração... depois se falam. Pelo amor de Deus: DESLIGUEM O CELULAR. É errado e atrapalha bastante atender celular ou outas pessoas em qualquer reunião. Você deve reservar tempo para a reunião. Outros assuntos devem ser resolvidos depois!

19:00h – Oração inicial (Salmo, louvor, súplica ao Espírito Santo, Palavra de Deus, partilha em oração)

19:30h – Formação (quando houver)

20:30h – Prestação de contas (sobretudo na quarta segunda-feira) / Partilha da caminhada / Encaminhamentos

21:30h – Aniversariantes

22:00h – Oração final / Despedida. Ninguém pode bater em retirada, ou ficar dando arranque e acelerando o pé pra ir embora, antes que o Dirigente faça a despedida oficial.


2)    Renovação do Compromisso de Aliança 2014.
Ser DCA é vocação. Vocação é vida... E vida é prioridade!

Fora casos de enfermidades prolongadas, quando um DCA continua sendo DCA, embora dispensado dos seus deveres, caso um irmão não consiga realmente fazer a sua caminhada discipular como DCA, observando o que está nos nossos Estatutos, é melhor não renovar o seu Compromisso de Aliança em janeiro de 2014.

Alguns deveres naturais ou civis justificam a ausência, porém, não devem ser tantos ao ponto de anular a caminhada como DCA. Isto é questão de bom senso.  Como temos a renovação anual, o melhor é que a pessoa que não esteja em condição de assumir o Compromisso de Aliança entregue o mesmo e, quando possível, retornará para a Fraternidade de Aliança através de um novo Compromisso. 

A Obra conta com quem é DCA. Como contar com alguém que não está conseguindo fazer a caminhada básica de um DCA e sem assumir ministérios no Corpo de Apostolado?

Por isso, sem ninguém ficar apontando o nome de ninguém, cada um pense sobre o seu Compromisso de Aliança e veja se está em condição de renová-lo em janeiro de 2014 ou não.

Favor, cada DCA, já com a disciplina pessoal de 2014 em mãos, vir falar comigo o quanto antes, já agora durante o mês de dezembro. Também peço que me procurem mesmo aqueles que já decidiram não renovar o seu Compromisso de Aliança por conta das questões lembradas acima. O mesmo vale para os Vocacionados que me forem apresentados na lista da Otinha.

Quanto ao mais, meus irmãos, por intercessão de São Paulo, Deus abençoe a vida e missão de cada um. Todos esforços pelo Reino de Deus sejam recompensados por Aquele que prometeu jamais desamparar quem dá a vida por Ele no serviço aos irmãos.

Graça e Paz!

Fraternamente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral

20:30h – Caminhada Discipular

Discipulado Mensal no próximo domingo, dia 17 de novembro, é especial, pois vai ser o Kairós Local. Portanto, caravanas especiais. É importante motivar bem e cada Discípulo Servidor arranjar outras pessoas para as caravanas. 

Quem puder, poderá ir adquirindo os capítulos do Manual do Discípulo Servidor. É uma organização de todas as formações que ministrei durante este ano de 2013. Vocês já possuem os textos e já sabem de tudo. Porém, quem quiser tudo arrumadim, poderá adquirir. 

Deus nos deu nossas Sedes. Façamos delas locais bonitos de acolhida, oração e irmandade. A presença constante mesmo em momentos sem reunião, a unção espiritual, a postura, o comportamento alegre e pacífico, o vestuário de cada DCA é muito importante para ajudar todas as outras pessoas dentro das Sedes do DJC.

Todos continuem lendo o CIC em oração, em duplas espontâneas...

Partilha da Caminhada

Outros encaminhamentos

21:30h – Aniversariantes

22:00h – Oração final / Despedida


Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral