MEAD, nosso caminho rumo ao nosso objetivo geral!

Lembramos que não basta saber onde queremos chegar. Também é importante saber como chegar e dar passos concretos e sistemáticos nessa direção!

Aprendemos com São Paulo Apóstolo a metodologia do Caminho que conduz para a Verdade e a Vida; a metodologia da formação de discípulos de Jesus Cristo no decorrer da própria Caminhada Discipular.

No DJC o método é tão importante quanto o conteúdo, pois o mesmo Jesus que é Verdade e Vida também é O Caminho.

Por isso, tudo no DJC - tudo mesmo (Siloé, Fraternidades Cristãs, reuniões, eventos, passeios, devoções, etc) - deve ser tido e concebido como um passo que será seguido de outros no rumo do Ser e Fazer Discípulos de Jesus.

Para tanto, como somos muitos, o Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD) é fundamental, é o Caminho que todos devemos seguir como Movimento Católico de Evangelização.

No MEAD, considerar:

1 - Siloé: encontro semanal de oração e evangelização do DJC Extensional.

2 - Fraternidades Cristãs: encontro de Meditação Orante da Palavra de Deus, formação e acompanhamento dos Discípulos.

Os Minsitérios equivalem às Fraternidades Cristãs.

3 - Temários do DJC: favorecem a Caminhada Discipular pessoal e Comunitário na mística do nosso Carisma DJC. São fontes para formação inicial de todos pos Discípulos e ajudam a dar os passos fundamentais. 

Por isso, todas pessoas só podem entrar em uma Fraternidade Cristã através do Reavivamento no Espírito Santo. 

Após a conclusão de um Temário, logo deve ser iniciado o seguinte. 

E cada encontro do Temário deve ser ministrado com unção e sabedoria, de modo que os discípulos aprendam o conteúdo e também levem a Palavra de Deus para a sua vida. No decorrer da Caminhada, a Palavra de Deus vai transformando as pessoas a fim de que se assemelhem cada vez mais com Jesus Cristo.

O Discipulador deve ministrar a formação de um encontro em só um encontro, pois dividir a mesma em vários encontros faz com que os Discípulos  estacionem e não cresçam.

O DJC existe para pescar e formar discípulos. Pescar e formar mesmo! Nossa missão é exigente e os Discipuladores devem estar conscientes disso. Por isso, a formação em um clima de oração e fraternidade, e em um ritimo de caminhada discipular é fundamental.

Importante: Os Temários vão orientando a Caminhada do Discípulo.Por isso cada encontro tem um ítem que se chama Caminhada Discipular. Cuidado para não colocar tudo de uma só vez para o discípulo fazer. Os passos vão sendo indicados processualmente nos próprios Temários.

4 - Reavivamento no Espírito Santo: nunca deve ser banalizado. Sempre devemos ministrar um Reavivamento atrás do outro, pois a evangelização não pode parar. 

No término de cada Reavivamento, formar novas Fraternidades Cristãs (de Jovens, de Adultos e de Casais; da Bênção, das Artes e da Infraestrutura), sempre sob a responsabilidade de um Discipulador, preferencialmente que seja Discípulo Comprometido de Aliança.

 A Fraternidade Cristã tenha em média 12 discípulos, imitando a própria pedagogia de Jesus e do Apóstolo Paulo.

Atenção: Na dúvida, consultar os Manuais dos Discípulos Servidores!

Mãos e coração à Obra!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral