O passo do Estágio no DJC

Última Atualização 18 12 15 às 14:30h


Para alcançar o seu objetivo geral, que é SER e FORMAR discípulos, o DJC possui um Método de Evangelização e Acompanhamento (MEAD). Tal método é um caminho, um processo pelo qual o discípulo vai crescendo de passo a passo no seguimento de Jesus Cristo até ser plenamente realizado.

Mas a missionariedade é inerente ao Ser Discípulo, de modo que o missionário nasce junto com o discípulo, porque é impossível ser discípulo de Jesus sem ser ao mesmo tempo Missionário da Salvação. Para cultivar esta dimensão missionária, logo após a Opção Fundamental o discípulo é motivado para o Estágio Missionário, ainda na fase da Formação Inicial.

Olhando rapidamente nos dicionários o que significa estágio, coletamos as seguintes explicações:

- Período de prática em posto, serviço ou empresa para que um médico, um advogado... se habilite a exercer bem a sua profissão.

- Qualquer período preparatório.

- É ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo dos educandos.

- Atividade de caráter educativo e complementar ao ensino.

Todas essas explicações acima ajudam-nos a entender o que é o Estágio Missionário no Discipulado de Jesus Cristo. É um período no qual o discípulo continua meditando a Palavra de Deus e rezando com os irmãos na Fraternidade Cristã, ou seja, continua sendo formado como discípulo, mas ao mesmo tempo começa a ajudar os “irmãos mais velhos” no trabalho de evangelização e a auxiliar dentro dos Ministérios, tendo em vista de ser um Discípulo Missionário ou um Discípulo Servidor do DJC.

O Ser vem antes do Fazer. Por isso, ao mesmo tempo que o Discípulo Estagiário começa a auxiliar na missão do DJC, ele também deverá se esforçar para crescer na vida crista-batismal como um todo.

Ao pedir para Estagiar no DJC, o discípulo deve:

1 - Estar caminhando normalmente como Discípulo de Opção Fundamental. Os responsáveis façam o devido discernimento antes de assinar o pedido, porque não adianta a pessoa dar um passo à frente se não está dando o passo anterior.

A presença no Discipulado Mensal, no Siloé e na Fraternidade Cristã é de fundamental importância para um Discípulo de Opção Fundamental. De igual forma a leitura dos Temários do DJC e a MOPD diária. Também o amor e cooperação com o DJC. Não seria bom tornar-se Estagiário sem antes caminhar como Discípulo de Opção Fundamental.

2 - Ter tempo para participar das reuniões do Corpo de Apostolado todas as segundas semanas.

3 - Desejar ardentemente somar força com o DJC, para que mais e mais pessoas sejam evangelizadas e cresçam como discípulas de Jesus.

5 - O Estágio vai introduzindo a pessoa no Corpo de Apostolado do DJC. Desta forma, não adianta se iludir. É um Corpo de Apostolado que requer tempo, identificação e foco. Ao pedir para Estagiar, é necessário que o Discípulo vá deixando muitas tarefas e reuniões paralelas ao DJC e focando cada vez mais e a vida, a missão e a Identidade DJC.

Por isso, de agora em diante, antes de pedir por escrito para estagiar, cada Discípulo leia antes este texto e medite com o seu responsável. Porque um passo conduz ao crescimento pessoal e comunitário quando é rezado e meditado. E o responsável só assine o pedido se considerar que o Discípulo está consciente e desejoso mesmo do passo que pretende ser dado.

Assim é a Caminhada Discipular. Numa boa, sem forçar, sem pressionar. Mas convidar, motivar e deixar a pessoa dar o passo que deve ser dado. Redundará no seu crescimento pessoal e de todo Movimento DJC.

O estágio é um período de formação prática sob a supervisão de alguém mais experimentado na vida e missão do DJC, como aconteceu com Paulo em relação a Timóteo. (1Tm 4,6-16) Desta forma, durante o Estágio o responsável ajude o Discípulo Estagiário na sua vida e missão, tanto com explicações teóricas como práticas, sempre naquela dinâmica do “ensinar sendo e aprender fazendo.”

No final do estágio, o discípulo poderá celebrar os Bons Propósitos como Discípulo Servidor do DJC ou não, dependendo do discernimento final dele mesmo (se Deus o chamou para este ministério), do seu Conselheiro Geral e Acompanhantes Local e Extensional. Neste discernimento final vai ser considerado tanto os carismas e aptidões do Discípulo estagiário para somar forças com o DJC, mas também a sua espiritualidade e o seu testemunho de vida.

Após o Temário 12 os Discípulos vão receber uma última preparação diretamente comigo, Pe. Marcos Oliveira, quando haveremos de chegar ao discernimento se a pessoa vai continuar caminhando no DJC como Discípulo Missionário ou como Discípulo Servidor.

Disso tudo resulta que, para celebrar os Bons Propósitos como Discípulo Servidor, não será suficiente apenas fazer os Temários do DJC um após o outro. Será necessário o chamado de Deus no coração do discípulo e a confirmação das Autoridades do DJC.

Em tempo: 

Todos, com exceção dos DCAs, deverão fazer o pedido do Estágio Missionário por escrito nas fichas que estão nos Temários do DJC (Fase da Formação Inicial). Tudo isso está no rumo da estruturação do DJC Fortaleza, Ano III.

Carisma e instituição: De um lado o DJC acolhe os carismas que vão surgindo. De outro lado, é necessária uma certa institucionalização dos serviços, pois o DJC precisa se organizar para melhor evangelizar. De modo que todos podem ajudar, inclusive os siloelitas. Porém, na medida que vai aumentando o número de Discípulos Servidores, a tendência é que estes possam ir preenchendo os quadros ministeriais e os outros discípulos fiquem mais para beber e auxiliar. desta forma, existe uma saudável harmonia entre carismas e instituição no DJC. 

Graça e Paz!

Pe. Marcos Oliveira
Fundador e Acompanhante do DJC