Introdução dos novos Temários do DJC a partir de 10 de abril de 2016

Última Atualização


Atenção: A missão primeira dos Conselheiros Gerais é acompanhar o MEAD em todas as Extensões do DJC.


Visão Geral do MEAD

Graça e Paz Discípulo de Jesus!
Nós somos a Rede Católica de Evangelização Discipulado de Jesus Cristo (DJC). Nossa vocação e missão na Igreja e na sociedade de um modo geral é SER e FORMAR discípulos de Jesus no decorrer de uma verdadeira Caminhada Discipular.
O mundo de hoje, marcado pelo secularismo, relativismo, seitas, desestruturação da família, crises diversas, precisa urgentemente da manifestação dos verdadeiros discípulos de Jesus.
A salvação e a solução do mundo de hoje passam pela evangelização, formação e acompanhamento de discípulos de Jesus. Por isso a nossa vocação e missão como DJC é tão urgente e necessária, sempre sob o alicerce que já foi posto, JESUS CRISTO, e em comunhão com a Igreja Católica, a Igreja do Deus Vivo, “coluna e sustentáculo da verdade!” (1Tm 3,15)
O Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD) é fundamental para que sejamos fiéis à nossa vocação e missão. Por isso é algo constitutivo, não elementar, do DJC.
Sempre devemos evangelizar com Misericórdia e Mistagogia. Mas o DJC sem o MEAD se esvai, se perde na caminhada, não alcança o seu objetivo geral. Por isso, conforme explicaremos a seguir, é necessário que todos obedeçam fielmente e pontualmente as diretrizes comuns para todos que evangelizam, discipulam ou são discipulados no Movimento DJC.
A visão geral do MEAD que vamos apresentar nasceu da inspiração inicial fundante do nosso DJC, segue os grandes modelos de Jesus e Paulo e foi amadurecida no decorrer da nossa vida e missão. Portanto, o que mais pedimos e exortamos neste momento é que se abandonem maus costumes adquiridos e o nosso MEAD seja fielmente observado, vivido e praticado por todos que caminham no DJC.

I - Etapa do Reavivamento (Responsável: Evangelista)
A porta de entrada na Fraternidade Cristã do Discipulado de Jesus Cristo sempre é o Reavivamento no Espírito Santo, seguido pela Revelação Divina, Irmanação e concluída com a Opção Fundamental.
Por se tratar de um período inicial de muito acolhimento, evangelização e “encaixamento”, o Reavivamento no Espírito Santo pode ser adaptado ou personalizado, mas nunca banalizado. Porém, a Revelação Divina e a Irmanação sempre sigam a sequencia das suas vivências normalmente.
Desde os inícios é necessário adquirir e rezar todos os Temários do DJC, um após outro, ao longo da Caminhada Discipular. Só o Reavivamento no Espírito Santo que pode ser adaptado, mas nunca “banalizado”.
O Evangelista ministre pregações que suscitem a fé, a conversão e o desejo de ser um verdadeiro discípulo de Jesus e caminhar dentro do DJC. Tudo culminará na Opção Fundamental, a qual deve ser livre, consciente e manifeste o desejo sincero do discípulo querer continuar seguindo Jesus e ser acompanhado pelo DJC em uma Fraternidade Cristã. Sem esta decisão livre e consciente, e este desejo sincero, é melhor não fazer a Opção Fundamental!

Sim, sim. Não, não! O que passa disso vem do Maligno! (Mt 5,37)

Após o Temário da Irmanação, caso a pessoa não queira fazer a Opção Fundamental por escrito, poderá continuar caminhando normalmente no Movimento DJC através do Siloé, encontros abertos dos Discipulados Específicos e outros eventos promovidos pelo DJC.
O Evangelista ministre estas orientações sempre motivando a pessoa para entrar na Fraternidade Cristã, mas ao mesmo tempo sempre respeite a sua decisão e incentive para continuar caminhando no Movimento DJC.
No ato da Opção Fundamental cada discípulo deverá ter adquirido a sua Bíblia Católica completa, ao menos na forma digital, no celular, para facilitar as orações e partilhas da Palavra de Deus em comum.
A folha da Opção Fundamental devidamente preenchida e assinada por quem de direito sempre deverá ser entregue pelo próprio Discípulo na Santa Missa do Discipulado de Jesus Cristo (Terceiros domingos, às 15h, em Mucunã). Isto demonstra a unidade do DJC. Neste ato o discípulo é matriculado na Escola de Jesus e o seu nome entra na Matrícula Geral dos Discípulos de Jesus, a qual é base de organização de todo DJC.

II - Etapa do Desenvolvimento Integral (Responsável: Discipulador)
Cheio do Espírito Santo, alicerçado na Fé Católica e irmanado em uma Fraternidade Cristã, o Discípulo de Jesus continua a sua caminhada no Caminho Santo que conduz à Verdade e à Vida em abundância, sob o acompanhamento do DJC através de um Discipulador. Aqui lembramos que um Discipulador e um Discípulo já formam entre si uma Fraternidade Cristã !!!

Fase da Formação Inicial
Logo após a Opção Fundamental, o Evangelista só encaminhe o Discípulo para a Fraternidade Cristã de Formação Inicial que esteja rezando o Temário da Dimensão da Espiritualidade.
O Discipulador sempre acolha o Discípulo como uma ovelha que Jesus confiou ao seu pastoreio através do Movimento DJC. O bom pastor dá a vida pela ovelha, sai ao seu encontro para cuidar das suas feridas e tem misericórdia.
O Discípulo deverá adquirir sempre o Temário que está sendo usado na Fraternidade Cristã na qual foi irmanado o mais rápido possível, o mais tardar no primeiro encontro.
É sempre um Temário por pessoa, e nunca por casal ou dupla! Cada Temário é pessoal e intransferível. O Discípulo deverá guardá-lo com carinho e zelo, pois registra a Meditação Orante da Palavra de Deus e demais anotações importantes para a organização do DJC.
A Caminhada Discipular nem pode ser atropelada e nem retardada. Por isso um Discípulo nunca poderá fazer dois Temários simultaneamente. E é sempre um encontro por semana, mesmo que o Discípulo tenha faltado ao encontro da Fraternidade Cristã ou a mesma não tenha se encontrado por algum motivo justificável.
Já está provado que alterar a sequencia dos Temários atrapalha bastante a Caminhada Discipular. Após concluir o Temário da Dimensão da Espiritualidade, o discípulo reza o Temário da Dimensão do Testemunho, depois a Dimensão do Apostolado e por fim, o Temário da Dimensão da Eclesialidade. Sempre um Temário após o outro, vivenciando desta forma cada passo da Caminhada Discipular e crescendo como Discípulo de Jesus.
A sequência das Dimensões da vida cristã-batismal não pode ser quebrada. Desta forma, obedeçam sempre a ordem dos temários, um após o outro, sem atropelar ou inverter: Espiritualidade, Testemunho, Apostolado e Eclesialidade. O Discipulador ajude o Discípulo a vivenciar cada dimensão, de modo que no final do temário ele possa ter crescido realmente na respectiva dimensão.   
O pedido de estágio é opcional e só poderá ser feito após a Dimensão do Apostolado, pelos Discípulos que estejam caminhando realmente como Discípulo de Opção Fundamental. (ver ficha padrão)
O Discípulo Estagiário continua caminhando normalmente na Fraternidade Cristã, mas já começa a estagiar em um Ministério do DJC e a participar do Corpo de Apostolado do DJC nas segundas semanas (por Específico) e nas quartas segundas-feiras (por Extensão ou Missão).
Após a Dimensão da Eclesialidade, a fase da Formação Inicial é concluída com o Mandato Missionário, porque todo verdadeiro Discípulo de Jesus é um Missionário da Salvação. (ver ficha padrão)

Fase da Formação Específica
Com o Temário da Dimensão da Eclesialidade é concluída a fase da Formação Inicial, o discípulo recebe o Mandato Missionário e é encaminhado para a Fraternidade Cristã de Formação Específica.
A Formação Específica é orientada por dois Temários: Manual do Corpo de Apostolado e Temário Específico (dos Jovens, dos Adultos ou dos Casais; das Artes, da Bênção ou da Infraestrutura; ou da Missão).
Quando concluir esses dois Temários, o Discípulo que tiver feito o Estágio no Corpo de Apostolado do DJC e tenha sido aprovado pelas Autoridades do Movimento, celebrará os Bons Propósitos como Discípulo Servidor e será designado para um Ministério em algum Organismo do DJC.
Uma vez que fará parte do Corpo de Apostolado, só deve ser Discípulo Servidor o Discípulo Estagiário que caminha realmente como Discípulo de Jesus e aprendeu a ser designado pelo DJC para um Ministério com prontidão, parresia e obediência.  
O Discípulo que não desejar ser Discípulo Servidor, continuará a sua Caminhada Discipular como Discípulo Missionário em uma Fraternidade Cristã de Formação Permanente. Quando desejar ser Discípulo Servidor, após o Estágio no Corpo de Apostolado e a devida aprovação, também poderá celebrar os seus Bons Propósitos.

Fase da Formação Permanente
Concluída a Fase da Formação Específica o Discípulo continuará a Caminhada Discipular na Fase da Formação Permanente, seja como Discípulo Servidor, seja como Discípulo Missionário, sempre reavivando e desenvolvendo integralmente a vida cristã-batismal, na perspectiva do seguimento de Jesus.
Nesta fase da Formação Permanente, o DJC oferecerá subsídios diversos que auxiliem sempre na formação integral do discípulo de Jesus, sempre à luz da Palavra de Deus, Doutrina da Igreja e Identidade DJC.
Garantimos a segurança da Doutrina da Igreja e a Identidade DJC em todas as Publicações do Discipulado. Este é o princípio fundamental de toda nossa linha editorial!

Acompanhamento Personalizado
O discipulamento não se esgota no encontro semanal, mas continua durante toda semana.
Respeitada a devida privacidade e intimidade, olhando para o exemplo de Jesus e de São Paulo Apóstolo, deve haver companheirismo entre Discipulador e Discípulo, de modo que os dois possam sempre conversar e o Discipulador oriente o Discípulo também informalmente nas diversas oportunidades que forem surgindo ou cultivadas.
O Evangelista ou Discipulador sempre deve ministrar o Acompanhamento Mensal Personalizado com cada Discípulo em particular. Sempre a sós e individualmente, porém em um local onde os dois estejam bem visíveis “aos olhos de todos”. Este Acompanhamento seja marcado pela privacidade, discrição e oração. Tudo o que for partilhado deve ser guardado em segredo.
Desta forma, o Discipulador tenha Discípulos sob o seu acompanhamento em quantidade que possibilite realmente este Acompanhamento Mensal Personalizado. Discipulado não é só pescar, mas realmente formar discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo durante toda uma Caminhada Discipular.
Nunca confundir este Acompanhamento Personalizado com Confissão e nem com conversa sentimental de partilha de intimidades! Por isso o Discípulo sempre fique à vontade e o Discipulador nunca invada a sua privacidade em nenhuma hipótese. É para partilhar a Caminhada Discipular, a formação dos Temários do DJC, os passos que está dando como Discípulo de Jesus. Não para confessar pecados ou partilhar intimidades!
Desta forma, prezados Discípulos de Jesus, vamos crescendo no seguimento de Jesus rumo à vida em plenitude. O Espírito Santo é a Graça de Deus que nos acompanha nas estradas da vida. Ele nunca abandona aquele que o invoca e se rende ao seu reinado de amor e de luz.
Qualquer outra orientação contrária a esta Visão Geral do MEAD seja desconsiderada de hoje em diante.

Força na Caminhada Discipular!

Mãos e coração à obra!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Antonio de Oliveira
Fundador e Acompanhante Geral do Movimento DJC


Fortaleza, 10 de Abril de 2016.