MOPD Ap 12

O povo de Israel tinha uma grande consideração para com a Arca da Aliança. Porque nela ficavam guardadas as duas tábuas da lei que Deus entregou a Moisés. Ou seja, a Arca continha a Palavra de Deus posta por escrito em pedras. Como a Palavra manifesta a pessoa que fala, então Deus se fazia presente na Arca através da sua Palavra.

Aonde a Arca estava o próprio Deus se fazia presente. A Arca de Javé ficou três meses na casa de Obed-Edom e o Senhor Javé abençoou Obed-Edom e toda a sua família. Tamanha era a consideração que o povo tinha pela Arca, que o Rei Davi organizou uma grande procissão para entronizá-la em Jerusalém. “A Arca de Javé foi levada e depositada no seu lugar, no meio da tenda que Davi tinha preparado para recebê-la. E Davi ofereceu holocaustos na PRESENÇA de Javé, bem como sacrifícios de comunhão (2Sm 6,11ss). Davi pulava com todas as suas forças diante da Arca da Aliança (2Sm 6,14). A quem repugnava o seu ato, como a filha de Micol, ele dizia: “Diante de Javé... eu dançarei, e ainda mais me abaixarei!” (2Sm 6,21).

Maria é a Nova Arca da Aliança. Da mesma forma que a antiga arca da aliança continha a PRESENÇA de Deus através da sua Palavra, Maria também contém a PRESENÇA de Deus no meio do povo, só que de uma forma mais sublime. Nela, a Palavra de Deus se fez homem e habitou no meio de nós (Jo 1,14). Da sua plenitude todos recebemos graça sobre graça e um amor que corresponde ao seu amor (Jo 1,16). Na arca antga Deus se fazia prsenta atraves´da sua Palavra em Pdedras. Em Maria, a Palavra der Deus é uma pessoa, Jesus de Nazare´.

Quando Maria visitou Isabel, João Batista pulou de alegria, da msma forma como Davi pulava de algra diante da arca antifga.

Com esta tipologia da Arca da Aliança aplicada a Maria vemos que Maria é central na História da Salvação. Se no Antigo Testamento o povo venerava e tinha consideração para com a antiga Arca da Aliança, quanto mais devemos venerar e honrar a Santíssima Virgem Maria, a Nova Arca da Aliança. Davi e o povo adorava o Deus da Arca da Aliança. Hoje também adoramos o Deus de Maria. A antiga Arca da Aliança era um símbolo sagrado porque indicava aonde o Deus Único e Verdadeiro estava. Estava na sua Palavra escrita em pedras. Maria, a Nova Arca da Aliança também indica aonde Deus está. Deus está em Maria e por isso não adoramos Maria, mas adoramos Deus em Maria ou o Deus de Maria. Aonde a arca da aliança ia levava Deus e a sua bênção. Hoje, aonde Maria vai ela também leva Deus e a sua bênção.



O capítulo 12 de ap, que narra o sinal da mulher gloriosa no céu, começa na verdade em Ap 11,19: “Abriu-se então o templo de Deus que está no céu, e apareceu no Templo a arca da aliança...” Desde Moisés a arca da aliança é um objeto sagrado muito importante para o Povo de Deus porque ela contém a Palavra de Deus posta por escrito em pedras. Ou seja, a arca da aliança contém a presença de Deus, ou melhor falando, Deus está presente no meio do seu Povo através da sua Palavra guardada dentro da arca da aliança. De modo que, aonde a arca da aliança ia, Deus mesmo se fazia presente e abençoava e protegia o seu povo contra os ataques dos inimigos.

Pois bem, dando continuidade à visão celestial, esta arca da aliança que apareceu no céu logo em seguida é identificada com a Mulher gloriosa. “Apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida com o sol, tendo a luz debaixo dos pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1) Aqui vemos claramente que a arca da Aliança agora é a Mulher (com M maiúsculo) e esta Mulher é Maria. Ou seja, Maria é a Nova Arca Aliança.

Assim, vemos que Maria é a Nova Arca da Aliança e que, portanto, a Mulher que aparece em Ap 12 é uma referência a Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, cheia de glória e de virtudes.

Maria deu à luz o Cristo e por ela a Salvação resplandeceu sobre toda a humanidade. Agora, Maria continua gerando Jesus com e na Igreja, e é assim que Maria continua lutando contra o Dragão, a antiga serpente do paraíso, também chamada de Diabo e de Satanás (Gn 3; Ap 12,9).

Ap 12, com esses outros textos bíblicos, são o convite de Deus para venerarmos Maria como Mãe de Jesus e da Igreja, para acolhermos a sua missão maternal em nossa vida. A principal missão de Maria foi e continua sendo ser Mãe de Jesus. Hoje Maria gera Jesus em nós à medida que nos acompanha, protege e nos ensina a viver com ela a Palavra de Deus e praticá-la.  

A devoção mariana é constitutiva da espiritualidade cristã porque Maria não é um apêndice descartável no projeto salvífico de Deus. Ela é a Nova Arca da Aliança. O povo do Antigo Testamento entendeu o significado da antiga Arca de Javé. Que hoje entendamos o significado de Maria, a Nova Arca da Aliança no meio dos homens. Isabel e João Batista entenderam e proclamaram tudo isso movidos pelo Espírito Santo. Quem tem o Espírito Santo pula de alegria diante da Nova Arca da Aliança e exulta de alegria com a visita da Mãe do seu Senhor.