Curso bibluco zap arquivo



Gn 11,8ss genealigias

Reler genealigias aneriores tambem



xxxxxxxxxxx






Gênesis, Capítulo: 11,1-8

Tirre de babel

Com muita maestria podemos dizer assim

Mais uma bela historia da primeira parte do livro do genesis agora para falar da origem das linguas

E a conhecida historia da torre de babel

Lembro

parecem alegorias simples, mas na verdade, cada historia dos 11 primeiros capitulos do livro do gn sao muito profundas no que se refere a verdade que é comunicada e a moral que é ensinada

Sao 11 capitulos que vao de encontro as perguntas existenciais presentes nas profundezas do coracao humano

Perguntas sobre deus, sobre o sentido da vida e sobre as origens de tudo, inclusive sobre a origem das linguas

E ao responder a essas perguntas existenciais a luz da revelaCao de Deus a abrao

 esses 11 primeiros capitulos do gn focalizam o amor e o poder do Deus Criador a servico do ser humano

e ao mesmo tempo focalizam o pecado original e os seus sucessivos desdobramentos com muitas consequencias negativas em todas as areas da vida humana

Amor do Deus criador e pecado do homem ignorante e orgulhoso constituem portanto o miolo dos 11 primeiros capitulos do gn

Por isso mais uma vez vamos meditar esta historia divinamente inspirada que fala desta dura realidade:

a permanencia do pecado no meio da humanidade e a confusao que ele causa em toda sociedade

Gn 11

1. Toda a terra tinha uma só língua, e servia-se das mesmas palavras.

2. Alguns homens, partindo para o oriente, encontraram na terra de Senaar uma planície onde se estabeleceram.

3. E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los no fogo.” Serviram-se de tijolos em vez de pedras, e de betume em lugar de argamassa.

Ate aqui nenhum problema Deus criou o homem para administrarva terra e fazer bom uso de todos recursos naturais

Deus nao se opoe ao progresso e nem ao desenvolvimento social representado pela construcao de uma cidade

Deus nao se opoe a ciencia a matematica a engenharia e nem mesmo a astronomia Ele que deu inteligencia ao homem e tudo isso so e possivel gracas a esta grande faculdade que i diferencia dos outros animais

Porem

Mais uma vez

O que vemos aqui e a repeticao do primeiro pecado , o pecado do orgulho e da desobediencia a deus, que sempre fazem do homem um ser prepotente autosuficiente e ignorante

Vemos aqui que O homem tentado pelo maligno quer ser Deus

Quer chegar ao ceu sozinho

Quer ser seu proprio salvador

Quer fazer leis por conta propria sem levar em consideracao a verdade e a lei natural estabelecida pelo criador desde os inicios

Como esta escrito

4. Depois disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os céus. Tornemos assim célebre o nosso nome, para que não sejamos dispersos pela face de toda a terra.”

Este e o problema

O homem se organiza em sociedaDe e quer construir uma torre para chegar ao ceu

Ceu representa deus, visao total da realidade de cima para baixo, pleno conhecimento do bem e do mal, dominio da natureza e da historia, soberania sobre toda realidade , seja a realidade visivel ou invisivel

Querer fazer uma torre para chefar ao ceu sozinho significar ser uma sociedaDe que vai alcancar tudo isso sozinha, sem deus, sem nenhuma consideracao as leis de deus , sem sequer dar ouvidos ao que deus tem a dizer potque na verdade nem acreditam mais na existencia de deus

Mas nos sabemos que tudo isso e uma ilusao Na verdade e fruto da cegueira e ignorancia originada no pecado e na soberba

O homem jamais conseguira chegar ao ceu sozinho

O homem jamais sera feliz sem deus

Qualquer sociedade por mais organizada que seja se faltar deus que e verdade e amor om o tempo os seus pilares desmoronam e ela sucumbe na confusao moral espiritual politica economica e cultural

Deus e a base de tudo inclusive de toda sociedade e do verdadeiro desenvolvimento social e tecnico-cientifico

Por isso quando dissrram:

4. “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os céus. Tornemos assim célebre o nosso nome, para que não sejamos dispersos pela face de toda a terra.”

Diz a biblia que Deus desceu do ceu que e a sua morada e o trono da sua soberania e colocou um limite no homem Confundiu a sua linguagem foi grande a confusao e a torre nao pode ser construida

A torre que seria simnolo do seu progresso e da sua unidade MAS SEM DEUS eis o problema tornou se simbolo doseu fracasso e frustracao

 Ainda hoje torre de babel significa isso pecado desordem confusao briga e fracasso

Quabdo se diz aqui ta igual uma torre de babel ninguem se entende a pessoa ja esta exortando olha a uniao povo vamos nos entender porque se isso tudo sera um fracasso.

Esta escrito

5. Mas o senhor desceu para ver a cidade e a torre que construíram os filhos dos homens.

6. “Eis que são um só povo, disse ele, e falam uma só língua: se começam assim, nada futuramente os impedirá de executarem todos os seus empreendimentos.

7. Vamos: desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro.”

8. Foi dali que o Senhor os dispersou daquele lugar pela face de toda a terra, e cessaram a construção da cidade.9. Por isso deram-lhe o nome de Babel, porque ali o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da terra, e dali os dispersou sobre a face de toda a terra.

Pois bem

Os filhos dos homens Organizarem se em sociedade para chegar aos ceus sozinhos sem deus significa alcancar todo dominio e conhecimento da realidade e ser feliz e prospero sem deus

 Isto e querer ser um estado absolutista e materialista sem deus como .muitos ja tentaram ao longo da historia e fracassaram

Dizer de forma antropomorfica que deus confundiu a linguagem e dizer que sem deus tudo vira uma confusao so e esta confusao comeca na propria linguagem

Nos sabemos que so os seres humanos possuem linguagem  elaborada com sinais e palavras que geram intersubjetividade

Pois bem

Com deus os irmaos vivem unidos sabem conversar e se organizar para o verdadeiro desenvolvimento da familia da sociedade e de toda humanidafe

Sem deus o orgulho mata o dialogo e a comunicacao As pessoas nao se entendem a famikia nao se enyende a sociedade nao se entende

E nao se entende porque nao ama E nao ama porque falta deus

Ate constroem com muito sacrificio a base da torre.

 Mas depois por falta de amor e comunicacao vem a desordem a violencia social as guerras os vicios as drogas a frustracao e a dispersao

 Tudo vira uma torre de babel

 Babel que significa confusao e frustracao pela ausencia de deus pela falta de escutar a verdade de deus e obedecer a lei natiral que deve reger todo contrato social toda ciencia e todo desenvolvimento social

Esta historia fala de forma simbolica que as muitas linguas existentes sobre a face. Da terra surgiram na torre de babel

Porem a moral da historia e mais profunda Uma sociedade que quer conhecer e dominar toda verdade da realidade, mas que e materialista e ptescinde de deuscecda lei natural pode ate querer chegar ao ceu sozinha MAS SEM DEUS O AMOR  A VERDADE E A MORAL sem elevtudo seta uma confusao a comecar pela falta de comunicacao
[29/8 05:36] Zap do DJC: ❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌



Xxxxxxxxxxx



Gênesis, Capítulo: 6

Esses capitulos 6, 7 8 9 e 10 sao mais uma historia que foi criada pelo povo de Deus a partir da revelacao a abraao

E bom sempre lembrar que tudo comecou com abrao Ele e o pai da fe

 Entao tudo foi entendido e ensinado de geracao em geracao a luz do que deus revelou a ele

Portanto essa historia de noe foi criada a luz do q deus revelou a abrao

Historia criada para tansmitir no meio do povo a verdade-verdadeira e uma moral certa e correta

No .miolo dessa historia da arca de noe e do diluvio

Esta a verdade de que o pecado dos homens se alastrou sobre a face da terraao ponto de q  Deus se arrependeu por ter criado o ser humano e decidiu acabar com tudo para depois recriar tudo mais uma vez

aqui vemos que deus e justo para punir o pecador mas e sobretudo  misericordioso para dar uma nova chance e recomecar tudo mais uma vez

Porem vemos que deus chama noe para ajuda lo por que o deus q bos criou sozinho decidiu nao nos salvar sozinho

Estes capitulos 6, 7 e 8 tb sao cheios de antropomorfismo

Quando as formas e os sentimentos do homem sao incorporados a imagem de Deus e deus age e sente como se fosse um himem

Como esta escrito

5. O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos de seu coração estavam continuamente voltados para o mal.

6. O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor.

7. E disse: “Exterminarei da superfície da terra o homem que criei, e com ele os animais, os répteis e as aves dos céus, porque eu me arrependo de os haver criado.”

8. Noé, entretanto, encontrou graça aos olhos do Senhor.


9. Esta é a história de Noé. Noé era um homem justo e perfeito no meio dos homens de sua geração. Ele andava com Deus.

10. Noé teve três filhos: Sem, Cam e Jafet.

11. A terra corrompia-se diante de Deus e enchia-se de violência.

12. Deus olhou para a terra e viu que ela estava corrompida: toda a criatura seguia na terra o caminho da corrupção.

13. Então Deus disse a Noé: “Eis chegado o fim de toda a criatura diante de mim, pois eles encheram a terra de violência. Vou exterminá-los juntamente com a terra.

14. Faze para ti uma arca de madeira resinosa: dividi-la-ás em compartimentos e a untarás de betume por dentro e por fora.

15. E eis como a farás: seu comprimento será de trezentos côvados, sua largura de cinqüenta côvados, e sua altura de trinta.

16. Farás no cimo da arca uma abertura com a dimensão dum côvado. Porás a porta da arca a um lado, e construirás três andares de compartimentos.

17. Eis que vou fazer cair o dilúvio sobre a terra, uma inundação que exterminará todo ser que tenha sopro de vida debaixo do céu. Tudo que está sobre a terra morrerá.

18. Mas farei aliança contigo: entrarás na arca com teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.

19. De tudo o que

20. De cada espécie de aves, e de cada espécie de quadrúpedes, e de cada espécie de animais que se arrastam sobre a terra, entrará um casal contigo, para que lhes possas conservar a vida.

21. Tomarás também contigo de todas as coisas para comer, e armazená-las-ás para que te sirvam de alimento, a ti e aos animais.”

22. Noé obedeceu, e fez tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado.


Entao vemos claramente aqui que e uma historia criada para traNsmitir a verdade da fe

Deus criou tudo bom mas o homem estragou paulatinamente atraves da sua ingratidao e pecado

Tudo apodreceu

Tudo se corrompeu

Na naturwza quando tudo se corrompe e apodrece nao tem mais jeito

O jeito q tem e amputar o qesta podre pra nao contaminar a parte q esta boa

Deus poderia intervir na historia de forma milagrosa e converter todos os homens paraq. Iltassem aser sem pecado assim como ele os criou

Poder poderia porque deus tudo pode

Porem deus preferiu seguir o processo natural

E achou por bem destruir tudo com um diluvio universal

E recriar a partir de noe que era justo e santo

Noe foi instrumento de salvacao para a sua familia

E por sua vez a familia de noe foi canal de salvacao na recriacao da humanidade

Deus q criou tudo sozinho decidiu nao nos salvar sozinho


Os cap 7 e 8 continuam a historia de noe

E apos o diluvio falado repovoamento da face da terra a partir da familia de noe e dos pares de animais q ele salvou da extincao

Bonito ver q deus abencoa noe e faz com ele uma alianca sinalizada pelo arco iris prometendo que nunca mais acabaria a terra com agua Isto demonstra q deus e miseticordioso e apesar de tudo continua confiando no homem porque quem ama confia

Veremos que deus proibe comerem carne com sangue porque para os antigos o sangue e a alma do ser vivo. Maa esta proibicao perdeu asua validade quando jesus veio ao.mundo pois com ele sabemos q o sangur nao e alma

Em casa v. Posa lee os cap 7 ate o 10








##################

Gênesis, Capítulo: 4,16ss

Escutar audio e v se entraa genealigia do cap 5

16. Caim retirou-se da presença do Senhor, e foi habitar na região de Nod, ao oriente do Éden.

17. Caim conheceu sua mulher. Ela concebeu e deu à luz Henoc. E construiu uma cidade, à qual pôs o nome de seu filho Henoc

Caim nao se converteu e tornou se um errante pelo mundo afora por isso foi para terra de nod q significa terra dos errantes

Este e um exemplo de como devemos ler a biblia prestando atencao na simbologia existente em varios nomes de lugares e pessoas

Sobretudo nas seçoes de historias criadas profecias parabolas genealogias os substantivos proprios  possuem uma grande simbologia q nao podemos ler ao pe da letra

Ainda hoje e assim na literatura ASSIM ERA nos tempos da biblia

Por isso jardim do edem significa jardim ou planicie de delicias adao significa ser humano e nao uma pessoa individualmente e eva quer dizer mae dos viventes

Pois bem caim saiu errante pelo mundo afora e depois conheceu a sua mulher

 Vemos aqui que Deus nao criou so um casal mas varios seres humanos ao longo de todo um processo historico

Prova é que caim conheceu a sua mulher a qual nao era filha de seus pais e nem do seu irmao abel

Entao a mulher de caim em nasceu de um outro casal igualmente criado por Deus so que so falou do casal adao e eva de forma mais detalhada para que a historia fosse transmitida de pai para filho e levasse a verdaDe da criaçao para todas as geraçoes

Funciona assim nos filmes de hoje em dia tambem era assim nos tempos da biblia sagrada

Pois bem

Levando em conta o que dissemos acima

A biblia vai falar dos descendentes de caim de forma simbolica como era costume naquela epoca

Fazia se um genealogia hipotetica parA traçar uma reta em varios seculos de historia ate chegar aos dias atuais

E nessa linha historico-simbolico-genealogica vao dizendo os inicios dos povos, das profissoes e tambem de costumes e problemas existentes na sociedade

Por exemplo aqui se enfatiza que caim nao so foi um errante mas q tambem deixou um herança de erros para os seus descendentes que vai culminar em lamec.

e depois esses erros de xaim herdados pelos seus descendentes se espalham por toda terra ao ponto de fazer Deus se arrenpender pir ter criado o homem e decretar o diluvio nos tempis de noe

E uma forma de mostrar q os erros de uma pessoa nao atinge so a pessoamaa os seus semelhantes os de caim envenenaeam outras pessoas ao longo dos secu lo s e provocaram o arrependi.ento de deys e o diluvio De forma simples  a historia de caim resume explica toda historiado homem Nos somos o q decidimos ser e as geraçoes de hoje comhem o que as geraçoes passadaa semearam

Pois bem

Venos aqui os descendentes de caim o aparecimrnyo daaprofissoes e tambem da pokigamia com lamec Ibfel7zmente o trabalho humano tambem fli contaminado dw modo que as vezes a profissao de alguem nem sempre e pisraaservico da vida como Deussobhou desde quando fezdo homem um ser intelugente

Como esra escrito

.18. Henoc gerou Irad, Irad gerou Maviael; Maviael gerou Matusael, Matusael gerou Lamec.19. Lamec tomou duas mulheres, uma chamada Ada e outra Sela.20. Ada deu à luz Jabel, que foi pai daqueles que moram em tendas, entre os rebanhos.21. O nome de seu irmão era Jubal, que foi o pai de todos aqueles que tocam a cítara e os instrumentos de sopro.22. Sela, de seu lado, deu à luz Tubal-Caim, o pai de todos que trabalham o cobre e o ferro. A irmã de Tubal-Caim era Noema.23. Lamec disse às suas mulheres: "Ada e Sela, ouvi a minha voz: mulheres de Lamec, escutai as minhas palavras: Por uma ferida matei um homem, e por uma contusão um menino.24. Se Caim será vingado sete vezes, Lamec o será setenta e sete vezes."25. Adão conheceu outra vez sua mulher, e esta deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Set, dizendo: “Deus deu-me uma posteridade para substituir Abel, que Caim matou.”26. Set teve também um filho, que chamou Enos. E o nome do Senhor começou a ser invocado a partir de então.




Xxxxxxxx


Gn 4,1-16
primeira parte abel e caim escutar audio



Xxxxxxxxx

Gênesis, Capítulo: 3

Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhanca porque o ser humano apesar de ser feito da terra da poeira das estrelas possui alma que o possibilita viver em comunhao com o Criador e alem disso tem consciencia inteligencia vontade liberdade linguagem e e capazde amar e ser amado e de vivervem comunidade assim.como Deus mesmo e amor e vive em comunidade poi ele e Uno e Trino

E tanto que ao criar o homem em gn 1,23 Deus disse facamos e nao farei, isto ja aponta para o dogma da s trindade

 Pois bem Assim Deus criou o homem asua imagem e semelhanca dotado de reflexos dos atributos divinos para poder viver em comunhao com ele e ser cada vez mais parecido com ele e ser verdadeiramente feliz

No seui finito amor Deus colocou o homen num verdDeiro jardim de delicias aonde ele vivia em paz e harmonia consigo mesmo com o proprio deus com os seus semelhantes e com a propria natureza

No paraiso o homem poderia comer de tudo, inclusive dos frutos da arvore da vida, so nao poderia comer por conta propria da arvore da ciencia do bem e do mal

Porque diferente das outras criaturas o homem e um ser inteligente e livre mas mesmo assim continua sendo criatura e nunca podera ser deus

Porem esta tentacao de soberba orgulho e prepotencia tem acompanhado o homem desde os inicios

 Quando o homem e orgulhoso entao ele quer ser deus 

quer ser mais do que deus 

sua razao fica embriagada e entao ele passa a querer ser dono da verdaDe

 depois quer ser a propria verdade 

e começa dizer na sua ignorancia que pau e pedra e que pedra e pau 

comeca a fazer na sua loucura leis que atentam contra a sua propria vida e a harmonia da convivencia universal, porque so um louco patrocina a sua propria destruicao

E o pior Do amor o homem adentra na cegueira do odio, idolatria e torna se lobo do proprio homem Como dizia lok o homem e o lobo do homem 

Sua imagem e semelhanca com o Criador vai sendo desfigurada e sua vida vai atrofiando O que era uma vida num jardim de delícias vai setornando um pesadelo num vale de lagrimas

E aonde tudo isso aconteceu? Não porque o homem colocou Deus no centro e se alimentou da árvore da vida, mas porque virou as costas para Deus e comeu da árvore da ciência do bem e do mal desconsiderando a verdade e a vontade do Criador. 


De forma simbólica, mas com muita profundidade, o Espírito de Deus inspirou o povo a criar uma história que ensina toda esta realidade.

Está escrito

1. A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?”2. A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim.3. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.”

Vemos aqui que Deus preveniu como um pai previne os seus filhos

Podem comer de todas as arvores inclusive da arvore da vida 

Mas nao podem comer por conta propria da arvore da ciencia do bem e do mal porque se quiserem conhecer a verdade sem mim com o tempo voces ficarao tolos e loucos e depois morrerao

Isto e simbolico Mas isto e real Quanta morte hoje em dia por conta da ignorancia O conhecimento sem Deus sem a sua verdade sem asua vontade concorre para a destruicao da vida da familia da moral 

E o diabo simbolizado na serpente continuou

4. “Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis!5. Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.”

Esta e a grande tentacao do .maligno incentivar o homem a querer ser deus nao no sentido de ser santo como deus e santo mas no sentido de querer viver sem deus e sem obedienciaa ele

Este foi o pecado original no qual o homem caiu e a naturza humana foi danificada

6. A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente.7. Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si.

Apos o pecado original que foi pecado de desobediencia e orgulho

Comecam as consequencias negativas

Primeiro na vida conjugal tinham uma vida conjugal pura e prazerosa na profundidade da castidaDe Agora vem o pecado da pornografia da superficialidade do prazer pelo prazer da objetificacao do outro E quando um serve de objeto de prazer para o outro depois vem a culpa e a vergonha por isso viram q estavam nus e tiveram que se vestir com folhas de plantas

8. E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim.9. Mas o Senhor Deus chamou o homem, e disse-lhe: “Onde estás?”10. E ele respondeu: “Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me.”

Segunda consequencia Negativa Medo de Deus

 O amor nao causa medo mas agora passam a ter medo de Deus e procuram ocultar se da sua presenca o pecado impede a comunhao com deus

11. O Senhor Deus disse: “Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da árvore que eu te havia proibido de comer?”12. O homem respondeu: “A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi.”13. O Senhor Deus disse à mulher: Porque fizeste isso?” “A serpente enganou-me,– respondeu ela – e eu comi.”

A ignorancia sempre co duz para a covardia e irresponsabilidade Isto e falta de carater Um fica colocando a culpa no outro o homem na mulher e a mulher na serpente quem assim faz tem remorso nao arrependimento e por isso nao se converte de verdade

14. Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.15. Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”

Vemos a sentenca contra o diabo e ao mesmo tempo o proto evangelho Pela primeira vez Deus anuncia que vai salvar o homem o.maligno venceu temporariamente mas com o salvador elesera vencido

16. Disse também à mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.”

Vemos q odomunio do homem sobre a m7kher o machismo pir exemolo e fruto do pecado nao da vontadw de deus

Co tinua...

17. E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida.18. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra.19. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.”

As consequencias do pecado levam dor e sofrimento para todas as areas da vida humana: parto, trabalho, familia

Quando Deus crioy o homem luvre e inteligente ele sabiaq isso poderia acobtecer Ele advertiu maa teve q xrespeitara kiberdade humana se nao esta nao setia liberdade de verdade

20. Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes.

21. O Senhor Deus fez para Adão e sua mulher umas vestes de peles, e os vestiu.22. 

E o Senhor Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente.”23. O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado.24. E expulsou-o; e colocou ao oriente do jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da vida.

Rste exoulsar nao e bem acao de deus mas consequenciaxdopecadooriginal quem semeia vento cokhevtempestade 

Tudo co.ecou ni orgulho q gerou a loycurazsaxeazao o conhecimento sem deus e sua v9ntade feea a morte 

Quando a razão humana se afastada verdade e da vontade do Criador ela se torna arrogante, míope, bêbada e louca. E como é desastrosa a loucura da razão.

Gn 2 modela o honem escutar audio

Gn 1 hino da criacao escutar audio

Gn 1,1 no principio introducao escutarc audio