Encontro de Aliança 27-01-14

Bom dia DCAs!

Hoje, 27 de janeiro de 2014, é o nosso primeiro encontro após a Celebração da Aliança do dia 19 de janeiro. Portanto, sejam bem-vindos em nosso meio os neo-Discípulos Comprometidos de Aliança!


- Considerações Iniciais:

Há quem pense que o sentido do DCA está no fazer... Porém, antes trata-se de ser, para depois poder fazer. O ser é ontológico, enquanto que o fazer é fenomenológico. O fazer expressa o ser. Por isso, é necessário ser para poder fazer. O contrário gera ativismo, enfado, perda de sentido, pessimismo, contendas, desânimo e fracasso.

Para ser DCA e permanecer DCA a fonte é a oração. É na graça da oração que refontizamos o nosso ser no Ser, em Deus. Por isso a Dimensão da Espiritualidade é fundamental. É dela que emanam o Testemunho, o Apostolado e a Eclesialidade.

Desta forma, que o Encontro de Aliança não seja encarado como um fardo pesado a fazer a mais... Isto cansa, se esvazia e se esvai...  O Encontro de Aliança é o momento favorável para o encontro fraterno dos DCAs entre si e com o seu Mestre e Senhor, Jesus Cristo. Para descansar, rezar, meditar a Palavra, partilhar e encaminhar aquilo que for necessário para a sua vida e missão. Jesus mesmo, depois que evangelizava multidões, tinha os seus encontros reservados com os Doze. Paulo também tinha os seus encontros de oração e partilha com os seus colaboradores: Timóteo, Tito, Priscila, etc


- Eis o roteiro básico do Encontro de Aliança de hoje:

18:00h – Devoção Mariana (com quem puder participar)

19:00h – Oração Inicial (Salmo, Em nome do Pai, Louvor, Súplica ao Espírito Santo, Palavra de Deus e partilha orante)

19:30h – Formação Cristã (quando houver)

20:00h – Caminhada Discipular (prestação de contas do Organismo/Órgão, partilha, encaminhamentos da vida e missão)

Uma palavra para o encontro de hoje, 27/01/14:

Só Deus sabe o quanto foi difícil para mim conciliar todo discernimento do ministério sacerdotal e os deveres inerentes ao mesmo com a missão de coletar a caminhada DJC desde a inspiração inicial fundante que Deus me concedeu e presidir todo discernimento comunitário, tanto no que se refere aos passos que deveríamos dar como também no que se refere à nossa organização como um todo.

Quantas orações, meditações, noites em claro, conversas, textos e encaminhamentos... É o peso da responsabilidade de ter que fazer algo pelo bem daqueles que Deus nos confiou. Andrelina, Leila, Socorrinha e Edmar são testemunhas mais próximas, pois eles sempre estiveram por perto e convivemos bastante. “Que o meu (nosso) cansaço a outros descanse, amor que almeja seguir amando”. Sou muito feliz por ser DJC e ser padre. Mas enquanto que os outros padres normalmente só tem um terreno para trabalhar, eu tive que arcar com duas grandes missões em terrenos diferentes.

Fomos acertando, nos corrigindo e sempre caminhando. O importante é que vejo o DJC no rumo. Nós, os primeiros, abrimos o caminho. Deus fez este chamado e nos concedeu a sua Graça. Agora é só continuar a caminhada no rumo que Ele nos deu. O Manual do Discípulo Servidor contém, por assim dizer, o direcionamento prático para a nossa vida e missão como DJC. Até os médicos consultam os seus manuais. Por isso, é importante sempre ter o Manual por perto. Viver e evangelizar como DJC faz parte do nosso SER DCA, pois o DJC é a nossa vocação.

Quanto ao Manual do Discípulo Servidor, todos receberam o Volume 1 no Retiro de Aliança. Mas também existe o Volume 2, com orientações e ajuda para a Etapa do Reavivamento.

Em 2014, priorizar o DJC: viver nossa vocação, focar o nosso projeto DJC. Vocação é vida. E vida é prioridade. O DJC é o modo como somos Igreja e nos manifestamos na sociedade.

Quanto ao Discipulado Mensal, a formação dos Discípulos Servidores (Corpo de Apostolado Local) é mais na parte da manhã. O restante dos discípulos que não possam passar o dia todo, sejam convidados sobretudo para a parte da tarde. As caravanas são muito importantes. Mas quem puder, o bom mesmo é o dia todo!

21:30h – Aniversariantes / Oração final / Despedida / Mesa da Partilha


xxx

Quanto ao mais, tudo de bom para cada um de vocês, DCAs.

Que as bênçãos de Jesus acompanhe cada um neste novo ano que se inicia!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira

Acompanhante Geral do DJC