Corpo de Apostolado 15-07-13

Local: Sede das Extensões.

Participação: Somente Discípulos Servidores.

Dirigência: Acompanhantes das Extensões

18:00h – Presença no Livro de Acompanhamento do Organismo e entrega do texto da formação para cada Discípulo Servidor. Eles devem receber como sem falta, pois conforme informaremos na Caminhada Discipular, no dia da 28 de julho de 2013 irão celebrar seus Bons Propósitos no Corpo de Apostolado do DJC, dentro da Missa da Confraternização.

19:00h – Oração
Palavra de Deus (Rm 12-13): Se o tempo for suficiente podem ler os dois capítulos. Caso não seja, ler somente os versículos abaixo:

“Irmãos, pela misericórdia de Deus, peço que vocês ofereçam vossos próprios corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Esse é o culto autêntico de vocês. Não se amoldem as estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente, a fim de distinguir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que é agradável e perfeito. Em nome da graça que me foi concedida, eu digo a cada um de você: não tenham de si mesmos conceito maior do que convém, mas um conceito justo, de acordo com a fé, na medida que Deus concedeu a cada um. Num só corpo há muitos membros, e esses membros não tem todos a mesma função. O mesmo acontece conosco: embora sendo muitos, formamos um só corpo em Cristo, e, cada um por sua vez, é membro dos outros. Mas temos dons diferentes, conforme a graça concedida a cada um de nós. Que o amor de vocês seja sem hipocrisia: detestem o mal e apeguem-se ao bem; no amor fraterno, sejam carinhosos uns com os outros, rivalizando na mútua estima. Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos; sejam fervorosos de espírito, servindo ao Senhor. Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem. Submetam-se todos às autoridades constituídas, pois não há autoridade que não venha de Deus. Quem se opõe à autoridade, se opõe à ordem estabelecida por Deus. Vistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não sigam os desejos dos instintos egoístas.” (Rm 12–13) 

19:30h – Formação

Ofensiva DJC

Estamos organizando o Corpo de Apostolado do DJC Fortaleza em um grande processo de escuta, estudos, discernimento e oração. Todos estão sendo bem informados sobre o que é discipulado, como discipular, quais são as diversas responsabilidades ministeriais etc. Com a definição do Corpo de Apostolado, que todos estejam bem articulados e de prontidão, pois estamos sendo colocados por Deus numa grande Ofensiva de Evangelização.  A seguir, mais uma série de informações, inclusive com lembretes importantes. Todos devem decorar mesmo, pois no dia-a-dia a articulação e eficácia da nossa missão vai precisar muita da agilidade de cada DCA e de cada Discípulo Servidor.

Vamos fazer uma grande Ofensiva DJC, de modo permanente, como exército em ordem de batalha, em pleno cumprimento da nossa missão de fazer discípulos, assim como preconizou o Profeta Ezequiel (Ez 37,10), como Nosso Senhor Jesus Cristo sempre desejou e ordenou (Mt 28,19) e inspirados pelos muitos exemplos do grande Apóstolo Paulo, nosso baluarte. Ele se tornou ministro do Evangelho, sofrendo no seu corpo o que faltou às tribulações de Cristo em favor da Igreja, para que todos por ele discipulados se tornassem cristãos perfeitos. “É para isso que me esforço e luto (ofensiva), sustentado pela força de Cristo que age de forma poderosa em mim” (Col 1,24-29).

O que é uma ofensiva? “Iniciativa no ataque; ação que se antecipa à do adversário”. Ação estratégica e coordenada para destruir o mal, lutar para ganhar territórios e conquistar povos e nações. No nosso caso, conquistar discípulos para Jesus, pois o Pai Celeste é glorificado quando somos seus discípulos e produzimos muitos frutos (Jo 15,8).

São Paulo enfatizava: “Quero que vocês saibam da difícil luta que enfrento por vocês e por todos aqueles que nunca me viram pessoalmente. Sofro (lutando) para que eles sejam confortados em seus corações e assim, estreitamente unidos no amor, se enriqueçam com a plenitude da compreensão, a fim de conhecerem os mistérios de Deus: Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e ciência. Digo isso para que ninguém engane vocês com belos discursos” (Col 2,1-4).

Esse Apóstolo Paulo é um homem mesmo apaixonado por Deus e pela humanidade, não é verdade?  Por isso lutava e sofria, sofria e lutava numa permanente ofensiva de evangelização para que todos fossem cristãos verdadeiros e permanecessem vivendo na graça de Cristo Jesus. E você, deseja mesmo lutar e sofrer pelo bem dos outros ou quer ter uma vida acomodada e presa só nos seus próprios interesses? Você quer ser um ministro do Evangelho e formar discípulos ou ser daqueles católicos que quando muito vão a uma Missa e não se engajam de verdade pra ajudar na salvação do homem de hoje? Se você quer seguir o exemplo do Apóstolo Paulo, junte-se com a gente na Ofensiva DJC. Seja um verdadeiro DCA e um verdadeiro Discípulo Servidor e muitos haverão de viver uma vida nova com a sua participação!

Para tanto, como um exército, já que ninguém está na luta sozinho, estejamos afinados com a linguagem e a organização do nosso DJC:

1 - O DJC é uma escola
Aonde Jesus Cristo é o Mestre e nós, seus auxiliares.
Conselheiro Local é o secretário de educação.
O Articulador é o diretor da escola.
O Coordenador da Fraternidade (Discipulador) é o professor.
O discípulo é o aluno.
Como em uma escola, esta hierarquia não pode ser invertida sob o risco de bagunça total!

A missão do Acompanhante Local e dos Acompanhantes das Extensões é nomear os Discípulos Servidores (a partir dos credenciamentos dos Conselheiros Locais), dirigir os eventos locais e extensionais, administrar as sedes, fazer ponte entre o DJC, a Igreja e a sociedade civil, zelar pela unidade interna do DJC e vigiar se a Identidade DJC está sendo respeitada por todos os discípulos.

2 - Nossa missão é discipular, e tudo mais será acrescentado.
O desenvolvimento de uma nação passa pela educação. Todos os países desenvolvidos estabeleceram suas metas de crescimento a partir de uma valorização real da educação, e deu certo. O desenvolvimento da Igreja passa necessariamente pela formação de discípulos !!!

Discipular significa formar uma pessoa para que seja um cristão perfeito e santo (Col 1,28), para que viva uma vida nova na Graça de Deus segundo o exemplo e a mentalidade de Cristo Jesus.

Devemos reproduzir o Mestre na vida do discípulo.

Discipulamos uma pessoa durante toda uma caminhada discipular, não só em momentos isolados como encontros, reuniões e celebrações. Vamos passando informações, mas também testemunhando com a nossa própria vida aquilo que vamos ensinando.

Mesmo que o discipulador ainda não seja um “cristão perfeito”, ele tem o dever de estar num processo de santificação. Caso contrário, se for daqueles que dizem “façam o que eu mando, mas não façam o que eu faço”, o discípulo nunca vai crescer, pois lhe falta uma referência de crescimento espiritual. São Paulo dizia: “Ainda não alcancei a meta, mas estou correndo para conquistá-la visto que já fui conquistado por Cristo Jesus”.

No Siloé pescamos muita gente e evangelizamos. Mas é nas pequenas Fraternidades Cristãs e Ministérios que podemos discipular de modo mais permanente e personalizado.

Cada coordenador é um discipulador e tem a missão de discipular e pastorear cada ovelha da sua Fraternidade/Cristã ou Ministério.

As pessoas do Siloé sempre devem ser motivadas para irem caminhar em uma Fraternidade Cristã.

Por isso, após a estruturação inicial (Siloé + Apostolados da Bênção, das Artes e da Infraestrutura), cada Extensão favoreça por todos os meios a existência dos três Discipulados Específicos (dos Jovens, dos Adultos e dos Casais).

3 - Caminhada Discipular + Disciplina Comum = MEAD
Por sermos um só DJC, tudo deve estar co-relacionado entre si, inclusive os passos fundamentais do modo como efetivamos a nossa missão.

Por isso existe uma Disciplina Comum permanente para todo DJC que deve ser observada obedientemente no decorrer da caminhada. Ninguém deve fugir da mesma sob o risco de atrapalhar o nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD).

A Disciplina Comum garante a efetivação do MEAD e a ministerialidade, lembrando e reservando tempo para todas as prioridades do DJC. Ela garante que tudo vai ser realizado prá valer no decorrer da caminhada discipular.

- Objetivo Geral Metodológico do DJC:
Reavivar e Desenvolver Integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus.

- Passos fundamentais de um discípulo na Obra DJC:
1º . Eventos de evangelização diversos.
2º . Siloé: Mergulho na Graça de Deus. A pessoa já começa a caminhar e conhecer Jesus de claridade em claridade, até se colocar completamente sob o seu senhorio, como aconteceu com o cego curado.
3º . Reavivamento no Espírito Santo: Experiência do amor salvífico de Deus mediante o encontro pessoal com Cristo e o batismo no Espírito Santo.

-----------------------------------------------------------------------------------------

4º . Fraternidade Cristã: Celebração da Opção Fundamental. Discípulo decide continuar a caminhada discipular sob o acompanhamento do DJC.
(Estágio)
5º . Corpo de Apostolado: Celebração dos Bons Propósitos. Discípulo Servidor.

-----------------------------------------------------------------------------------------

(Vocacional I)
6º . Fraternidade de Aliança: Compromisso de Aliança. Discípulo Comprometido de Aliança.
(Vocacional II)
7º . Comunidade de Aliança: Consagração de Aliança. Discípulo Consagrado de Aliança.

Os Temários do Discipulado, além de formações fundamentadas na Palavra de Deus e Doutrina da Igreja, vão orientando toda a caminhada discipular dos discípulos e dos Organismos do DJC. Inclusive vão aprofundando as quatro dimensões da vida cristã-batismal e apontando os passos que devem ser dados processualmente no seguimento de Jesus, à luz da nossa vocação e missão.

Por isso tudo, os Temários sempre devem ser usados nas Fraternidades Cristãs e Ministérios. Por sua vez, todos os Discípulos sempre devem adquiri-los na medida em que forem sendo solicitados.

A Fraternidade Cristã sempre deve ser iniciada com o Reavivamento no Espírito Santo. Logo após o término do mesmo, ela é fechada numa média de 12 discípulos, a fim de que eles possam continuar a Caminhada Discipular na etapa do Desenvolvimento Integral, com muita oração, irmandade e acompanhamento personalizado. Ao entrar na Fraternidade Cristã, a pessoa deve estar consciente de que é discípula de Jesus e deseja fazer sua caminhada discipular sob o acompanhamento do DJC.

Quando por necessidade (e prévia autorização do Acompanhante Local) uma pessoa entrar diretamente em um Apostolado, caso ainda não tenha feito, o Articulador favoreça que a mesma participe do Reavivamento no Espírito Santo logo que possível e estude com profundidade todos os Temários do Discipulado. Isto não pode cair no esquecimento, pois atrapalhará o MEAD do DJC.

- Sequência das Segundas-feiras:
Primeiras segundas-feiras: Conselho Geral
Segundas segundas-feiras: Fraternidade de Aliança
Terceiras segundas-feiras: Corpo de Apostolado (Participação só dos Discípulos Servidores)
Quartas segundas-feiras: Fraternidade de Aliança
Quintas segundas-feiras: Livre

- Caminhada periódica dos Apostolados (da Bênção, das Artes e da Infraestrutura)
Os Apostolados encontram-se semanalmente (não mais quinzenalmente), todos os Ministérios juntos ou separadamente, conforme orientação básica a seguir:
Primeiras, terceiras e quintas semanas: irmandade, oração, MOPD e formação do Corpo de Apostolado.
Segundas e quartas semanas: irmandade, oração, MOPD e formação/treinamento/evangelização dos Ministérios do Corpo de Apostolado, juntos ou separadamente.

O dia de referência dos Apostolados são as sextas-feiras. Mas este dia de referência pode variar de acordo com a localidade, desde que não fique mudando aleatoriamente.

Todos discípulos dos Apostolados, além dos seus encontros semanais próprios, devem participar do Siloé e demais eventos do DJC.

É muito importante que, sempre sob assessoria direta ou indireta do Conselheiro Local, cada Apostolado sempre realize retiros e dias de espiritualidades, passeios, dias estudo, oficinas de treinamento, ensaios, confraternizações etc

- Caminhada periódica dos Discipulados Específicos (dos Jovens, dos Adultos e dos Casais):
Primeiras semanas: Fraternidades Cristãs (encontro fechado)
Segundas semanas: Corpo de Apostolado do Discipulado Específico (participação dos Discípulos Servidores e dos Discípulos Estagiários)
Terceiras semanas: Fraternidades Cristãs (encontro fechado)
Quartas semanas: Discipulado Específico (encontro aberto)
Quintas semanas: Fraternidades Cristãs (encontro fechado)

O dia de referência dos Jovens são os sábados,
dos Adultos são as quartas-feiras e
dos casais são as quintas-feiras.
Mas este dia de referência pode variar de acordo com a localidade, desde que não fique mudando aleatoriamente.

Todos discípulos das Fraternidades devem participar do Siloé e demais eventos do DJC.

- Eventos durante o ano:
Todo 25 de Janeiro ou suas mediações: Retiro e Celebração da Aliança
Período do Carnaval: Graça e Paz
Junho: Festejos Paulinos
Julho: Confraternização dos Discípulos de Jesus. Celebração dos Bons Propósitos.
Outubro a Dezembro: Kairós
Cada Específico deve realizar um evento anual de nível local com participação obrigatória para todos os seus membros, aberto ou fechado para outras pessoas interessadas (exemplos: congressos, retiros).

xxx

Lembretes Diversos

Quando acontecer de um evento ou acontecimento realmente importante se sobrepor a esta Disciplina Comum do DJC, então a atividade não seja realizada. Mas logo que passe o evento, tudo volta ao normal e todos continuam a caminhada. Mesmo assim, as autoridades da Obra precisam assessorar e vigiar, pois tudo o que está previsto na Disciplina é fundamental para a nossa vida e missão e não pode ficar sendo anulado desnecessariamente e repetidamente. Se assim for, com o tempo o pessoal vai trocando o fundamental por coisas elementares, vai gerando um relativismo e desviando os discípulos. Toda obra é prejudicada e depois será destruída. Por isso, “apegue-se á disciplina e não a solte, porque a disciplina é a sua vida!”

O método, ou seja, a caminhada discipular com disciplina no DJC é tão importante quanto o conteúdo, pois o mesmo Cristo que é Verdade e Vida, também é Caminho. Só algo muito importante mesmo pode anular uma atividade do DJC. Mas mesmo assim, logo após, tudo volta a disciplina normal e o pessoal vai decorando as datas etc

Que os responsáveis cuidem para que suas atividades pessoais não fiquem interferindo na disciplina comum do DJC. Devem obedecer esta regra inclusive quando têm outras atividades na Igreja. Lá fora assumam responsabilidades que não atrapalhem a sua caminhada interna no DJC. Ninguém pode abraçar o mundo com as pernas. Cuidado pra não pagar o pato. Faz de tudo (nada, voa e corre), mas quando chega o caçador, o peixe nada ligeirinho, o pássaro voa como foguete e o coelho corre saltitando. Quem paga a bala? O pato! Quá, quá quá...

Nível de atuação
Cada Corpo de Apostolado é um batalhão do exército e tem um nível de atuação. Sempre esteja de prontidão quando a responsabilidade chamar !

Publicações do Discipulado
O uso dos Temários do Discipulado de Jesus Cristo e demais Publicações do Discipulado vão orientando toda Caminhada Discipular e formando os discípulos nas Fraternidades Cristãs e Ministérios.

Ajuda para o DJC
O Ministério de Tesouraria, orientado pela Conselheira Local da Infraestrutura, sempre vai promover coletas no Siloé e eventos, espalhar cofres, distribuir Listas de Apoio e Folders de Contribuição Fiel, implorando mesmo e humildemente a compreensão e a ajuda financeira de todos os Discípulos para ajudar na manutenção da Obra DJC. Tudo que for arrecadado vai para o único caixa local, com toda escrituração contábil feita por várias mãos e prestação de contas mensal com toda transparência junto ao Conselho Local.

(Pe. Marcos Oliveira)

20:30h – Oração

20:45h – Caminhada Discipular

É muito importante a participação de todos Discípulos Servidores e que cada um receba o texto desta formação. Pois na Confraternização Espiritual, no dia 28 de julho, a exemplo de São Paulo, na hora da Santa Missa, todos vão fazer os seus Bons Propósitos como Discípulos Servidores de Deus no Corpo de Apostolado do DJC.

Desde já, lembramos alguns pontos fundamentais para cada Discípulo Servidor:

- Caminhada discipular rumo à santidade. Com ascese e disciplina, reavivar e desenvolver integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus.

- Sempre considerar as quatro dimensões: Espiritualidade, Testemunho, Apostolado e Eclesialidade.

- Identificação com a vocação e missão do DJC: Ser e Fazer discípulos.

- Prontidão para servir com unção, parresia, obediência e unidade dentro do Corpo de Apostolado.

- Amor para com o DJC.

- Todos os dias: Santa Missa, Meditação Orante da Palavra de Deus, Devoção Mariana e Paulina.

- Adoração Eucarística pessoal semanal (uma hora)

- Confissão mensal.

- Contribuição Fiel.

- Presença nos encontros e reuniões.

Observação:
- Os Discípulos Estagiários já devem ir tomando consciência desses pontos fundamentais de um Discípulo Servidor.
- A Zuleide repassará a ficha para a Celebração dos Bons Propósitos.
- Avisos

22:00h – Encerramento

xxx

Bom encontro!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC

xxx

Veja o conteúdo da folha que vai ser usada na Celebração dos Bons Propósitos. Depois a Zuleide vai repassar uma folha para cada discípulo, pois a mesma deve ser preenchida em oração, mas antes da celebração.

Frente:

Discipulado de Jesus Cristo
DJC Fortaleza
Assistência Local de Desenvolvimento Integral

Celebração dos Bons Propósitos dos Discípulos Servidores

Parênese:
“Irmãos, pela misericórdia de Deus, peço que vocês ofereçam vossos próprios corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Esse é o culto autêntico de vocês. Não se amoldem as estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente, a fim de distinguir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que é agradável e perfeito. Não tenham de si mesmos conceito maior do que convém, mas um conceito justo, de acordo com a fé, na medida que Deus concedeu a cada um. Num só corpo há muitos membros, e esses membros não tem todos a mesma função. O mesmo acontece conosco: embora sendo muitos, formamos um só corpo em Cristo, e, cada um por sua vez, é membro dos outros. Mas temos dons diferentes, conforme a graça concedida a cada um de nós. Que o amor de vocês seja sem hipocrisia: detestem o mal e apeguem-se ao bem; no amor fraterno, sejam carinhosos uns com os outros, rivalizando na mútua estima. Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos; sejam fervorosos de espírito, servindo ao Senhor. Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem. Submetam-se todos às autoridades constituídas, pois não há autoridade que não venha de Deus. Quem se opõe à autoridade, se opõe à ordem estabelecida por Deus. Vistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não sigam os desejos dos instintos egoístas.” (Rm 12–13) 

Bons Propósitos:
Eu, _________________________________________________________________________________,
Discípulo Estagiário, guiado pela fé, fortalecido na esperança e sempre considerando a primazia da caridade, quero oferecer cada vez mais a minha vida como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, como Discípulo Servidor no Corpo de Apostolado do Discipulado de Jesus Cristo. Livre e consciente, sem esperar nada em troca, prometo que vou continuar caminhando como discípulo rumo à santidade e irei servir sempre com prontidão, obediência e unidade com o DJC e suas autoridades legitimamente constituídas, zelando sempre pelo nosso Objetivo Geral Metodológico e vivenciando as quatro dimensões da vida cristã-batismal: Espiritualidade, Testemunho, Apostolado e Eclesialidade. Esses são os meus Bons Propósitos como Discípulo Servidor e, por intercessão de São Paulo Apóstolo, suplico a graça de Deus para me ajudar a ser fiel no decorrer da caminhada discipular.
________________________________, ____ de ________________________ de ________________.

_____________________________________________________________
Assinatura do Discípulo Servidor

Aceitação dos Bons Propósitos:
Como Acompanhante Local do DJC Fortaleza, eu recebo os seus Bons Propósitos e o autorizo a ser Discípulo Servidor no Corpo de Apostolado de Jesus Cristo. Na graça de Deus, e imitando o exemplo do Apóstolo Paulo, continue sua caminhada discipular, sendo e fazendo discípulos, pois o Pai Celeste é glorificado quando somos discípulos de Jesus e produzimos muitos frutos.
__________________________________________________________________________
Acompanhante Local

Oração sobre os Discípulos Servidores (...)

Registro no livro dos Discípulos Servidores do DJC Fortaleza (Corpo de Apostolado)

____________________________________________________________________
Assistente Local do Desenvolvimento Integral


(Observação: esta folha ficará arquivada na Secretaria do DJC Fortaleza, armário da Assistência Local de Desenvolvimento Integral)


Atrás:

- Objetivo Geral Metodológico do DJC:
Reavivar e Desenvolver Integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus.

- Passos fundamentais de um discípulo na Obra DJC:
1º . Eventos de evangelização diversos.
2º . Siloé: Com o mergulho na Graça de Deus, a pessoa começa a caminhar e conhecer Jesus de claridade em claridade, até se colocar completamente sob o seu senhorio, como aconteceu com o cego curado.
3º . Reavivamento no Espírito Santo: Experiência do amor salvífico de Deus.
-----------------------------------------------------------------------------------------
4º . Fraternidade Cristã: Discípulo decide continuar a caminhada discipular sob o acompanhamento do DJC.
Corpo de Apostolado: Após o Estágio, Celebração dos Bons Propósitos. Discípulo Servidor.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Vocacional I
5º . Fraternidade de Aliança: Compromisso de Aliança. Discípulo Comprometido de Aliança.
Vocacional II
6º . Comunidade de Aliança: Consagração de Aliança. Discípulo Consagrado de Aliança.

- Pontos fundamentais para cada Discípulo Servidor:
Caminhada discipular rumo à santidade. Com ascese e disciplina, reavivar e desenvolver integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus.

Sempre considerar as quatro dimensões: Espiritualidade, Testemunho, Apostolado e Eclesialidade.

Identificação com a vocação e missão do DJC: Ser e Fazer discípulos.

Prontidão para servir com unção, obediência e unidade dentro do Corpo de Apostolado do DJC.

Amor para com o DJC.

Todos os dias: Santa Missa, Meditação Orante da Palavra de Deus, Devoção Mariana e Paulina.

Adoração Eucarística pessoal semanal (uma hora)

Confissão mensal.

Contribuição Fiel.

Presença nos encontros e reuniões.

Observação:
Os Discípulos Estagiários já devem ir tomando consciência desses pontos fundamentais de um Discípulo Servidor.



Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral