Siloé da Primeira Semana do Advento

(Sugestões)

Rema: Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor!

00) Ambientação / Acolhimento: colocar vela grande no centro do altar. Distribuir ou vender velas para os siloelitas.

02) Leituras:
Isaías 2,1-5
Salmo 122
João 1,1-18

03) Pregação:

- Advento: alegria e esperança. A luz que ilumina todo homem há de vir... Deus vem ao nosso encontro para nos salvar.

- Abre-se um novo tempo, inicia-se um novo ano. É tempo de recomeçar.

O Inimigo diz: não tem mais jeito, coloque a corda no pescoço, enterre a cabeça na lama, pois você é um pecador derrotado, um cego na escuridão.

Jesus diz: eu te amo meu filho, eu sei dos seus anseios e sonhos. Eu sei do seu arrependimento. Por isso venho ao seu encontro para te ajudar a ser feliz.

- Atitudes inspiradas na Palavra de Deus:

         A)  Deixar-se guiar pela luz do Senhor (Espírito Santo).

        B)  Não ser do mundo, não se fechar para Jesus. Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam! Mundo é tudo aquilo que se fecha para a Graça de Deus.

        C)  Acreditar em Jesus. Os que acreditam recebem a graça de também tornarem-se filhos de Deus. Esta é a grande graça do natal. Natal não é só o nascimento de Jesus. Natal é o nosso nascimento também!

         D)  Vida que nasce deve se expandir e se realizar plenamente. Sonhar, projetar, entusiasmar-se, ter visão, perspectiva, horizonte... Quem não sonha é porque não tem esperança e já está morto. Isaías sonhava com o mundo novo, onde não haverá guerra, as armas serão transformadas em instrumentos de trabalho. A utopia é um sonho coletivo. Mas também podemos ter nossos sonhos individuais. Natal é tempo de sonhar de novo. Jesus ilumina, dá visão, esperança para perseverar, discernimento para dar passos concretos rumo à plena realização da vida. Por isso, renunciar negativismos, energias negativas, pessimismos, complexos de rejeição e inferioridade. Quem não sonha, não tem auto-estima, não se valoriza, rasteja nos vícios, na lama, atrofia-se e morre.

04) Oração de Bênção:

- Cada siloelita acender a vela na vela maior (símbolo do Espírito Santo), no sentido de deixar-se guiar pela luz do Senhor.

Cantemos: Deixa a luz do céu entrar...

- Renunciar tudo que é do mundo, ou seja, tudo que se fecha para Deus, tudo que é treva e baicharia.

- Acolher e acreditar em Jesus Salvador que está para chegar. Permitir nascer também como filho de Deus. Você já está sendo gerado para a vida nova de filho de Deus em Jesus.

- Renunciar todo pessimismo, negativismo, complexos de rejeição e inferioridade. Entregar todos os sonhos e projetos a Jesus. Pedir a graça da esperança para perseverar, da alegria para vencer tristezas e do discernimento para dar passos concretos rumo à plena realização dos seus sonhos e projetos.

Cantemos: Com tua mão ó meu Senhor, segura a minha...

- Bênção da vela. Se não houver sacerdote, podem acender a vela em uma vela abençoada por um sacerdote com antecedência.  Em casa, durante a semana, continue rezando com esta vela abençoada, sempre considerando as quatro atitudes acima mencionadas.

xxx

Bom mergulho na Graça de Deus!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira

Atenção: Na medida do possível vamos sempre repassar orientações para o Siloé.