Siloé da Terceira Semana do Advento


(Sugestões)

Dirigência geral do Siloé: Acompanhante da Extensão. Por isso, antes do Siloé, em vez de ficar correndo com mil coisas a fazer, ele deve ter condições para se preparar e pedir a Deus o discernimento espiritual.

Bíblia de referência: Edição Pastoral, da Paulus Editora.

Livro de Cânticos: Família em Oração, das Publicações do Discipulado.

Rema: O Deus que nos criou sozinho não nos salva sozinho!

17:00h – Ambientação (Apostolado da Infraestrutura)
17:00h - Altar bonito com a Bíblia, cruz, vela e flores (Apostolado da Bênção)
17:00h – Som (Apostolado das Artes)

18:00h – Acolhimento personalizado dos Siloelitas. (Apostolado da Infraestrutura)
18:00h – Terço Mariano. Começar com pontualidade. Na medida do possível, já integrar nos mistérios o rema do Siloé do dia. (Apostolado da Bênção)

18:30h – Intervalo / Lanche (Apostolado da Infraestrutura)

19:00h – Motivação inicial e em nome do Pai. Começar com pontualidade.  (Acompanhante da Extensão)

19:05h – Invitatório e louvor. Louvor é diferente de animação. Dizer sempre o número do cântico.  (Apostolado das Artes)

Cântico: Quando o anjo do Senhor apareceu, n. 63

19:30h – Súplica ao Espírito Santo. Usar um cântico apenas. (Apostolado da Bênção)

19:55h – Aclamação e proclamação da Palavra de Deus. Quando possível, fazer um leitura bíblica, depois o Salmo e depois o cântico de aclamação e o Evangelho. As citações bíblicas sejam sempre postas no mural de entrada, para que os Siloelitas se habituem a levar, marcar com antecedência e usar a Bíblia com fé e devoção. Esta prática por si só já é formação. Ler sempre diretamente da Bíblia Pastoral. (Apostolado da Bênção)
Isaías 7,10-14
Salmo 24
Mateus 1,18-24

20:00h – Pregação, mesmo quando tenha conteúdo doutrinário, deve ter conotação querig-mática. Deve ser preparada com antecedência. (Apostolado da Bênção)

Pontos para pregação:
- Em um tempo de dificuldades para o povo de Deus, o profeta Isaías anuncia que não desanimem e nem percam a esperança, pois um menino lhes será dado, e o seu nome será Emanuel, Deus Conosco. O povo deve permanecer fiel à aliança com Deus, porque se Deus promete, Deus providenciará.

- Mateus vê nesta profecia de Isaías, uma prefiguração de Jesus, Maria e José.
O Casal Maria e José é o protótipo do casal puro, justo, fiel e temente a Deus. Um casal que vive o amor de acordo com a Palavra de Deus. Deus está no meio de Maria e José. Por isso Maria e José representam a maturidade de Israel, o povo escolhido por Deus para se preparar para acolher a salvação.   
Maria é virgem, pura, imaculada. Não que se tivesse relacionamento com José dentro do casamento fosse pecado. Mas Deus a escolheu e ela se consagrou a Deus sempre em vista da missão central que ela haveria de realizar dentro do projeto divino, a de ser a Mãe do Salvador.
José é justo. Esta palavra por si só já diz tudo. É o maior título que uma pessoa pode receber na Bíblia. Era um homem reto aos olhos de Deus, um homem agradável a Deus, com quem Ele contava, como contou com Noé, para colocar em prática o seu projeto de salvação.
De Maria Virgem, protegida por José, nasce Jesus Salvador. O nome de Jesus já resume a sua missão: DEUS SALVA.
Em sintonia com a profecia de Isaías, Jesus também será chamado Emanuel, Deus Conosco, porque de fato Ele é Deus que entra na nossa história para direcioná-la para o seu Reino de Salvação, para o paraíso perdido, para a Nova Jerusalém.

- Vemos então que todo projeto de salvação de Deus passou por um povo, o Povo de Israel, que vivia a fé na esteira de Abraão. Temos que ser o Povo de Deus para que o seu reino aconteça. Hoje, como Igreja, somos o novo Povo de Deus que deve viver a fé na esteira de Abraão, mas também dos Apóstolos.

- Mas dentro do povo, o projeto de salvação da humanidade passa particularmente, por um casal, uma família, a família de Jesus, Maria e José. Temos que ser famílias sagradas, famílias de Deus, com a mesma pureza de Maria, com a mesma retidão de José. Famílias que vivem em aliança com Deus e, desta forma, família que acolhem Jesus e oferecem Jesus para a humanidade.

- Jesus aconteceu na história da humanidade. Ele é dom de Deus, Filho do Céu, não foi gerado pelo homem, mas pelo Espírito Santo. A salvação é sempre graça do céu. Sempre é Deus quem se rebaixa para poder nos elevar. Mas a Palavra de Deus também enfatiza que a cooperação humana é extremamente necessária. O Deus que nos criou sozinho não nos salva sozinho. Por isso, como Igreja temos que ser verdadeiramente o Povo de Deus que vive da fé. Como famílias devemos ter os mesmos valores e comunhão com Deus a exemplo de Maria e José. Como indivíduos precisamos cultivar a mesma pureza, fé e retidão de Maria e José. Sem esta nossa cooperação, tanto individualmente como coletivamente, seremos com o terreno pedregoso que não permite a semente germinar, crescer, florescer e frutificar. Tudo começa com a abertura de cada coração, de cada casal, de cada família e da Igreja toda para a vontade e Graça de Deus revelada no Menino Jesus.

20:20h – Oração de Bênção. Ministrar no mesmo rema da Palavra de Deus, enfatizando uma bênção específica, conforme estudamos no Temário da Oração de Bênção. Usar um cântico apenas. (Apostolado da Bênção)

- Cada siloelita acender a vela na vela maior (símbolo do Espírito Santo), no sentido de deixar-se guiar pela luz do Senhor.

- Abramos o nosso coração, esta é a primeira atitude fundamental. Depois podemos ir dormir e descansar, pois a semente da Palavra de Deus vai germinar por si mesma.
Abramos o nosso coração, preparemos o nosso interior, o resto vem por acréscimo. Como rezava o Salmista: “Quem poderá subir à montanha de Javé? Quem pode estar no seu lugar santo? Aquele que tem mãos inocentes e coração puro, que não confia nos ídolos, nem faz juramento para enganar. Este receberá a bênção de Javé, e do seu Deus salvador receberá a justiça. Essa é a geração dos que procuram Javé, dos que buscam tua face, ó Deus de Jacó” (Sl 24,3-6).

Cantemos: Senhor vem salvar teu povo, n. 243

- Peçamos para o Espírito Santo nos purificar e nos fazer retos aos olhos de Deus.

 - Peçamos para que a nossa família tenha os mesmos valores da Sagrada Família de Nazaré. Para que os pais e mãos de família não se cansem na sua vida conjugam e nem na sua missão juntop aos seus filhos.

- Peçamos para que sejamos uma Igreja cheia de fé, esperança e amor. Para que sejamos verdadeiramente o Povo de Deus no meios da sociedade.

- Bênção da vela. Se não houver sacerdote, podem acender a vela em uma vela abençoada por um sacerdote com antecedência.  Em casa, durante a semana, continue rezando com esta vela abençoada, sempre considerando as atitudes acima mencionadas.


20:40h – Oferta (Apostolado Infraestrutura)

20:50h – Caminhada Discipular. Sempre motivar os Siloelitas para participar dos encontros abertos dos Discipulados Específicos(quartas semanas) e do Discipulado Mensal. (Acompanhante da Extensão)

21:00h – Siloelitas aniversariantes, avisos e despedida. (Acompanhante da Extensão)


(Pe. Marcos Oliveira)