Fórum Shalom: Dicas simples de como evangelizar


Postado em 3 de maio de 2015 por Redação

A missionária da Comunidade Católica Shalom Gabriella Dias falou da importância da intercessão para a abertura de coração de quem vamos evangelizar e deu formas simples de como chegar às pessoas

Na tarde de sábado (2) do Fórum Shalom, mais três workshops aconteceram simultaneamente. O comandado pela missionária e assistente apostólica da Comunidade Shalom, Gabriella Dias, teve como tema: “A Evangelização Querigmática”. Ela deu dicas de como realizar o primeiro anúncio para a humanidade. Baseando-se na exortação apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, e na passagem de Marcos 16,20, que diz: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura”, a missionária afirmou que tanto a Comunidade, como toda a Igreja é uma “companhia de pesca”, que deve alcançar o homem de hoje.

Após a apresentação em vídeo de três testemunhos de missionários da Comunidade Shalom, Gabriella falou da urgência que o mundo tem em ouvir o anúncio da misericórdia de Deus e recordou da primeira homilia do papa emérito Bento XVI, que associou as atividades de um papa com um pescador e a humanidade que sofre com um “mar salgado”, que é a união das lágrimas de dor da sociedade.

“É urgente evangelizar porque as pessoas não tem mais muito tempo. Hoje um matrimônio se desfaz em dois ou três meses. Hoje um jovem acaba com os seus planos com 13 ou 14 anos, porque não foram evangelizados a tempo, não foram tirados do mar salgado”, disse a missionária e continuou explicando que é a experiência da misericórdia que faz as pessoas saírem desse mar e essa misericórdia não são apenas palavras, mas transforma vidas.

Gabriella deu dicas de como evangelizar, mas disse que não deve ser levado como um manual. A iniciativa da evangelização é divina, inspirada pelo próprio Espírito Santo, que tira cada um da indiferença e inquieta os corações diante das misérias do mundo. Após isso, parte de cada um se deixar ser utilizado pelo Senhor: “Deus tem por você um amor tão incompreensível que utiliza você para evangelizar e levar Sua misericórdia. A urgência do mundo precisa que você evangelize agora. A palavra de Deus nos foi dada para ser vivida. Se não nos aproximarmos das pessoas passaremos esta vida sem marcas, sem marcar as pessoas e sem sermos marcados”.

No passo seguinte, Gabriella falou da importância da intercessão para a abertura de coração de quem vamos evangelizar e deu formas simples de como chegar às pessoas, que são os seguintes:

– Criatividade e ousadia.
– Aproximar-se com cordialidade.
– Escutar atenciosamente a pessoa e a voz de Deus.
– Anunciar o Querigma.
– Um momento de oração (no Espírito ou espontânea)
– Convite a um reencontro ( em um Centro de Evangelização, uma missa, um evento).
– Pedir e dar um contato.
– Agradecer por ouvir o Anúncio.

No caso das resistências do próprio coração em evangelizar, Gabriella disse que só serão superadas evangelizando e que essa resistência é a mais difícil de ser superada. Quanto as resistências dos outros, que se recusam a ouvir falar de Deus, deve-se mudar de assunto e depois voltar ao Anúncio; no caso da pessoa estar apressada, deve-se acompanhá-la e ter sempre algo para entregar, como um terço ou um panfleto.

Em situações de críticas não se deve debater, mas dar seu testemunho. “A evangelização é coração a coração, é a comunicação de uma experiência”. Quanto aos frutos da evangelização, a missionária disse que apenas será possível descobrir se frutificou quando chegar a eternidade.