Encontro de Aliança 25 - 05 - 15

Palavra de Deus: Jo 9 (todo ou em parte)

Considerações Iniciais

O DJC é formado por gente... Tudo depende, portanto, do crescimento de cada pessoa, pois as partes fazem o todo!

Na prática...

Após concluirmos a Disciplina Comum do DJC Fortaleza – 2015, e olha que foram praticamente dois anos de discernimento e aprofundamento prático, agora devemos tê-la sempre em mãos e efetivá-la pois ela possui os nossos Estatutos voltados para a prática do nosso dia a dia. 

Queremos com este texto iniciar uma reflexão sobre cada pessoa que caminha no DJC, segundo os diferentes graus de participação, desde os Discípulos Siloelitas até os Discípulos Consagrados de Aliança. Para tanto, para adiantar um pouco o ENVIO OFICIAL dos DCAs, no Encontro de Aliança passado já meditamos sobre a vida e amissão dos DCAs conforme está nos nossos Estatutos.

Graus de Participação no Movimento DJC:

1 – Discípulos Siloelitas
2 – Discípulos de Opção Fundamental
3 – (Discípulos Estagiários)
4 – Discípulos Missionários
5 – Discípulos Servidores
6 – Discípulos Comprometidos de Aliança
7 – Discípulos Consagrados de Aliança

Três palavras-chave

Em cada Grau de Participação vamos considerar sempre:

- Misericórdia: acolhimento, querigma, orações de bênção, cura e libertação, etc

- Mistagogia: pedagogia de ajudar a mergulhar no Mistério do amor e da graça de Deus. Casas do DJC bonitas, arrumadas, silenciosas, acolhedoras, ambientação dos eventos, som bom, leituras bem proclamas, músicas bem entoadas, orações bem ministradas, pregações ungidas, sérias de siloés (que um siloé continue no outro), rendimento incondicionalao Espírito Santo.

- Caminhada Discipular (MEAD): ajudar a pessoa a dar passos de crescimento, sem colocar o carro na frente dos bois e ao mesmo tempo sem deixar o carro atolado... Considerar sempre o grau de participação da pessoa, a idade, sua história, seus problemas etc Muito discernimento. Sempre ajudar a pessoa a dar passos, indicar-lhe o caminho, motivá-la, interceder por ela...

Não é, pois, só uma consideração sobre cada participante do DJC, mas o que caracteriza a essência da sua caminhada com Deus, o modo como devemos acolhê-lo e evangelizá-lo, o que podemos pedir a ele em termos de passos que precisam ser dados na vida cristã-batismal ou ajuda no trabalho de evangelização, etc

É uma longa reflexão esta que estamos iniciando, porque se trata da essência da nossa missão como DJC: pescar e formar discípulos! Então devemos ser “profissionais” nesta sublime missão que Deus nos confiou no seio da Igreja, tão necessária para a salvação do mundo de hoje.

Esta reflexão foi lançada pela seguinte constatação, que sempre deve ser considerada por todos Discípulos Servidores, sobretudo pelos Evangelistas e Discipuladores, porque estes é que estão no dia a dia com as pessoas em nome do DJC. Se a nossa missão falhar nas bases, tudo mais desmorona, porque o DJC, antes de tudo, não é feito de documentos, estruturas, eventos e papeladas, mas de pessoas de carne e osso que precisam ser amadas, acolhidas, evangelizadas, numa palavra, acompanhadas e discipuladas.   

Como dizia o Pequeno Príncipe, somos responsáveis por aquilo que cativamos... É isto. De início, diria que é melhor deixar uma pessoa caminhar só como siloelita, do que, porventura, convidá-la a fazer o Reavivamento no Espírito Santo, a Irmanação e depois abandoná-la após a Opção Fundamental. Não que este seja o ideal, pois nossa vocação nos impele a ajudar a pessoa a dar passos mais do que o Siloé. Porém, após a Opção Fundamenta a pessoa precisa mesmo ser acompanhada pelo DJC por um Discipulador. Foi isto o que ela pediu ao fazer a Opção Fundamental. E foi isto que o DJC prometeu. Então devemos fazer a nossa parte no acordo, e de modo bem feito, através do Discipulador.


1 - Os Discípulos Siloelitas

Chamado por Deus para pescar e formar discípulos, o DJC tem a missão de reavivar e desenvolver integralmente a vida cristã-batismal das pessoas que nele caminham, para que sejam plenamente realizadas na vocação para a qual Deus as chamou. Desta forma, a perícope de João 9 tem muito a nos ensinar, uma vez que desde os inícios do cristianismo é conhecido como um texto da liturgia batismal.





A vida cristã começa no sacramento do Batismo e é na graça desse Batismo que, de uma vez por todas, o cristão vai viver, pois se trata da própria Graça da Salvação a qual possui todas as outras graças de Deus para a humanidade. Graça deve ser sempre reavivada e renovada. E cada renovação da Graça já é, na verdade, uma nova graça, um novo envio do Espírito Santo, como ensinava Santo Tomás de Aquino.

O Siloelita não é só quem participa do Siloé. São todas aquelas pessoas que, feridas pelo pecado original e concupiscentes, precisam ter um encontro pessoal com Jesus e mergulhar no oceano da sua Graça. Jesus é o Siloé do Pai, o Enviado por excelência. Ele veio para salvar a todos, sem discriminação de ninguém!

Portanto, siloelitas são todas as pessoas que participam normalmente das atividades de evangelização do DJC, tais como, o Siloé semanal, Missas, Kairós, Dias de Espiritualidade, Discipulado Mensal, Encontros abertos dos Discipulados Específicos, Famílias em Oração. Todos, de certa forma, acabam criando laços com o DJC e participam da sua Graça. Porém, aqueles que participam do Siloé assiduamente caminham no DJC de forma mais sistemática e por isso, naturalmente, desenvolverão mais laços de pertença com ele do que os outros siloelitas.


- Misericórdia


"Ao passar, Jesus viu um cego de nascença", assim começa a perícope de João 9, que fala de Jesus, o Siloé do Pai. Depois, "Jesus cuspiu no chão, fez barro com a saliva e com o barro ungiu os olhos do cego. E disse: 'Vá se lavar na piscina de Sioé.' O cego foi, lavou-se e voltou enxergando".

A primeira linguagem do DJC deve ser a misericórdia. Ser capaz de ir ao encontro das pessoas, ver a situação na qual elas se encontram, aproximar-se com amor e compaixão, acolher sem julgamento ou impondo condições, e anunciar Jesus como o Siloé do Pai, Aquele que foi enviado para salvar a humanidade.

O Evangelho possui uma força de salvação. A evangelização proporciona o encontro pessoal com Jesus e a fé. A pessoa faz a experiência do amor de Deus, mergulha na graça e fica curada da cegueira, começa a enxergar e viver uma vida nova. Isto é fundamental. Por isso o Papa Bento XVI afirma: a evangelização é a maior caridade que podemos fazer para o homem de hoje que vive cego, apesar de pensar que enxerga tanto ao ponto de prescindir da graças Deus na sua vida.

O Siloé e todos eventos de evangelização do DJC devem focar a evangelização de todas as pessoas, sem discriminar ninguém, e sempre ser realizado com misericórdia: acolher, abraçar, ministrar o Evangelho do amor de Deus. Daí começa todo um processo de cura e libertação.


- Mistagogia


Jesus poderia ter curado o cego imediatamente, sem nenhuma participação dele. Se quisesse, Jesus poderia ter curado só pelo pensamento, sem que ao menos o cego tomasse consciência de que a cura brotou de Jesus.

Mas não é assim que acontece. Deus precisa da cooperação humana, ou melhor, quis precisar desta cooperação em respeito à liberdade e à consciência de cada pessoa.

Por isso, Jesus fez toda uma mistagogia, algo que envolveu o cego no seu processo de cura e o ajudou a mergulhar na Graça. Em vez de só curar imediatamente, envolvido em um clima de oração e amor, cuspiu no chão, fez barro com a saliva, ungiu os olhos do cego e mandou que ele fosse se lavar na piscina de Siloé, que quer dizer, o Enviado. O cego foi, lavou-se e voltou curado.

A mistagogia é tudo aquilo que ajuda a pessoa a mergulhar no mistério de Deus, em outras palavras, na Graça de Deus. No DJC, tudo deve ser mistagógico. Nossas casas devem ser casas de oração, com horário para contemplação, silêncios e encontros. Devem ser casas simples, mas ao mesmo tempo bonitas e acolhedoras, em um verdadeiro clima de amor e irmandade. O Siloé, as Fraternidades Cristãs, os eventos diversos, tudo deve ter harmonia, símbolos, músicas, ambientação, ventilação, bons equipamentos de som. Os Discípulos Servidores devem servir com amor, prontidão, unção e profissionalismo.


- Caminhada Discipular

Todo o restante do Evangelho de João 9 vai falar que  o homem curado foi crescendo na vida cristã de claridade em claridade. Foi conhecendo Jesus cada vez mais profundamente até que se consagrou inteiramente a Ele, apesar das tentações, incompreensões e muitas perseguições. O clima da sociedade não era favorável para o cego tornar-se discípulo de Jesus. Mas a sua experiência de Deus em Jesus era a fonte da sua vida e do seu entusiasmo.

Cada siloelita, participando assiduamente do Siloé, vai crescendo também de passo em passo, de claridade em claridade. Uma vez curado da cegueira, vai enxergando cada vez mais e melhor, pois Jesus é a sua Luz.

"Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará!" (Jo 8,32). "Eu sou a Luz da Vida. Quem me segue não caminha nas trevas porque possui a Luz da Vida!" Mesmo que não entre em uma Fraternidade Cristã, o fato de participar do Siloé já é uma grande graça que vai transformando a sua vida e cristificando-a.

O Acompanhante da Extensão zele para conhecer pessoalmente todos os Siloelitas e tê-los como ovelhas que Deus lhe confiou. E pastorei cada Siloelita, em Nome de Jesus. E dirija o Siloé, diretamente ou através do seu representante, de modo wue o mesmo seja sempre o que deve ser: UM SILOÉ.

As pregações do Siloé, sempre querigmáticas, ajudem os Siloelitas a ter uma vida cristã autêntica, um vida no Espírito Santo e pautada pela Doutrina da Igreja. Cada Siloelita, desta forma, seja incentivado a usar a Bíblia no dia a dia, buscar os sacramentos da Igreja e testemunhar Jesus Cristo.

As orações sejam sempre ministradas de modo que sobressaia o poder da fé, o rendimento ao Espírito Santo e acolhimento das bênçãos de Deus.

Os três Apostolados da Bênção, das Artes e da Infraestrutura estejam de prontidão para bem servir os Siloelitas, cada qual segundo a sua missão específica.

O Apostolado da Bênção mantenha serviços permanente de aconselhamento, liturgia, sacristia, leitores, salmistas, intercessão, cura e libertação, evangelização das famílias. Ir em busca do Siloelita que desapareceu e convidá-lo a voltar, etc

O Apostolado das Artes evangelize sempre através das artes, sobretudo através de músicas que ajudem a mergulhar em oração.

O Apostolado da Infraestrutura esteja de prontidão para acolher, vender camisas do DJC, Bíblias e demais objetos religiosos que alimentem a espiritualidade dos Siloelitas. Também mantenha a  casa bonita, limpa e sempre aberta. Não esqueça de incentivar a Contribuição Fiel ou Contribuição Mensal dos Siloelitas, e saibam arrecadar com simpatia e educação, gratidão e alegria.

O cego curado saiu testemunhando Jesus, ninguém o segurava, tamanho era o seu entusiamo. De igual forma, os Siloelitas sejam incentivados para vestir a camisa do DJC, divulgar os programas de rádio, convidar outras pessoas, panfletar, testemunhar as maravilhas de Deus na sua vida.

Na falta de Discípulos Servidores, os Siloelitas podem ajudar o DJC em muitas atividades de evangelização. Mas tudo seja discernido para não se exigir de alguém aquilo que ainda não está em condições de oferecer. Por isso, o bem mesmo é que toda Extensão tenha os três Apostolados em prontidão, para bem servir.

Enquanto os três Apostolados estão em serviço antes, durante e depois do Siloé, os três Discipulados Específicos (Jovens, Adultos e Casais) estejam de prontidão para acolher e pescar Siloelitas para caminharem nas Fraternidades Cristãs. Porém, caso o Siloelita não queira, respeitar a sua decisão e deixá-lo caminhar normalmente no Siloé, o que já é um grande passo. Mas nada impede sempre convidas para os Encontros Abertos etc

Em tempo: 

- Missão Graça e Paz é o DJC evangelizando através dos meios de comunicação: Nossos programas estão crescendo em audiência e pessoas de fora do DJC estão começando a criar laços e ficando fiéis. É tempo de intercessão, motivação e multiplicação dos Missionários das Famílias em Oração. Os patrocinadores estão arcando com as despesas. Estamos aprendendo a pedir lá fora também. A evangelização através da internet (Continente Digital) também está crescendo. 

- Missionários das Famílias em Oração: Queremos abraçar toda Região Metropolitana de Fortaleza com amor e oração. Por isso estamos motivando os ouvintes dos nossos programas de rádio e os membros do DJC para serem Animadores das Famílias em Oração nas diversas cidades e bairro. Não é que vão sair de casa em casa... Simplesmente no dia a dia, vão interceder pelas famílias de determinada localidade e com espontaneidade, à medida que forem encontrando "brecha", vão motivando para escutar nossos programas, cadastram aqueles que querem nossa intercessão e querem ficar rezando com a gente através da rádio. Vamos interceder pelas Famílias em Oração com o Apostolado Geral da Bênção nos programas, nas Missas, Siloés e Devoção Mariana diária (18h). As listas estão sendo postadas no blog da Missão Família em Oração. E já está pegando. Isto é bom porque vai criando laços entre o DJC e milhares de pessoas nos diversos bairros e cidades de Fortaleza.

- Kairós 2015: está em andamento. O pessoal está indo atrás da verba pública, patrocínios (Marcone) e apoios (Listas). É tempo de intercessão e calma. Seja feita a vontade de Deus!

- Envio dos DCAs: Trata-se de um envio, por assim dizer, oficial. Vamos conversar com cada DCA e com discernimento, ir realizando o Envio, sempre segundo os nossos Estatutos. É tempo de oração e entrega total à vontade de Deus.

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC