Mensagem 25-03-15

Três certezas da fé

Existem três certezas que são três verdades da fé e que nos ajudam bastante a ser humanos:

1 - Deus criou o homem bom, aliás, muito bom, o que significa dizer, saudável, harmonioso, santo,  pronto para a felicidade, integrado na sua personalidade. Foi o pecado que, embora não tenha anulado a dignidade do homem, danificou a sua natureza, sujou, corrompeu.

2 - Ao enviar o seu Filho para salvar a humanidade, Jesus teria que assumir a nossa condição humana para poder santificar a nossa natureza. Embora sendo Deus, por pura misericórdia, Ele se fez homem e armou a sua tenda no meio de nós. Como está escrito: “Ele tinha a condição divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrário, esvaziou-se, assumindo a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens.” (Fil 2,6-7) A encarnação redentora de Deus é a causa da deificação do homem. Para Ele, kenósis, esvaziamento. Para nós, glorificação, elevação, plenificação.

3 - Deus jamais poderia restaurar sozinho aquele que criou sozinho. Precisava da participação e livre cooperação humana. É neste ponto que o SIM de Maria é central: "Eis aqui a escrava do Senhor, FAÇA-SE em mim segundo a sua Palavra!"  E o Verbo se fez carne e habitou no meio de nós! Sem este SIM o projeto salvífico de Deus ficaria emperrado. Com este SIM MARIANO o projeto divino da nossa salvação seguiu o seu livre curso. Por isso Maria é co-redentora e medianeira de todas graças. Por isso Maria é central, porque aprouve a Deus colocá-la no centro, que é JESUS.

Por estar muito próxima ao centro, a Mãe é nossa intercessora. Na Bíblia vemos muitas vezes Maria intercedendo e passando à frente: visita a Isabel, bodas de Caná, aos pés da cruz, no cenáculo de Jerusalém e na profecia de Apocalipse 13. 

Com Maria as portas se abrem, porque Jesus nunca esquece que foi pelo SIM dela que ele entrou na história da humanidade com forma humana. Doravante, o seu Sangue tem sangue de Maria. Foi este Sangue que nos redimiu na cruz, o Sangue da Nova e Eterna Aliança, o Sangue de Jesus que tem algo de Maria. Aquela que é co-redentora é nossa grande intercessora e medianeira de todas as graças. Assim aprouve a Deus na sua infinita misericórdia e profunda sabedoria.

Maria está no âmago da encarnação de Cristo. E esta tem a ver com a restauração da natureza humana decaída, para que tenhamos em nós os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo, como nos exortava o Apóstolo Paulo em Filipenses 2,5. Ter uma vida sentimental semelhante à de Cristo significa ter uma vida no amor, personalidade integrada, harmonia interior, saúde psíquica, afetiva, sexual e social. Por isso, se a grande obra de Jesus foi a nossa restauração humana, para que tivéssemos vida, e vida em abundância (Jo 10,10), esta também foi e continua sendo a grande intercessão de Nossa Senhora. Porque sem saúde emocional e mental não tem como ser feliz. De modo que roguemos sempre a Jesus a graça da cura interior por intercessão da Virgem Maria.


Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Socorrei-nos no combate, pedi a Jesus por nós!

Graça e Paz!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acomopanhante Geral do DJC