Orientações para os Conselheiros Gerais


Disciplina Comum Anual

Após termos fortalecido o tronco da unidade como um só DJC Fortaleza, a evangelização agora é a nossa prioridade. Uma evangelização focada no nosso objetivo geral: reavivar e desenvolver a vida cristã-batismal dos discípulos na perspectiva do seguimento de Jesus Cristo, para que SEJAM discípulos e FORMEM também outros discípulos, e assim sucessivamente.

Por isso estamos enfatizando UM DJC PRÁ VALER, prá ninguém esquecer a razão da nossa existência como Movimento Católico de Evangelização Discipulado de Jesus Cristo e todo mundo ficar ligado e focado. Pois somente assim seremos um time forte que vai jogar bonito, mas também vai fazer gol. Nosso trabalho de evangelização deve obter resultados: muitos frutos de vida nova para o Reino de Deus. Deus também quer quantidade. Quanto mais discípulos de Jesus, melhor para a sociedade. Era o que Jesus dizia: “Meu Pai é glorificado quando vocês são meus discípulos e produzem muitos frutos!” (Jo 15,8)


Cultura missionária

Desta forma, todos que caminham no Movimento DJC devem estar em missão permanente. Discípulo de braço cruzado atrofia e morre. A missão é algo constitutivo da identidade de um discípulo de Jesus. O sal ou salga ou não é sal... A luz ou ilumina ou não é luz... Assim acontece com um discípulo Jesus. Ou ele é missionário ou não é discípulo de verdade!

É por isso que não podemos perder tempo. É melhor uma pessoa errar evangelizando do que por medo de errar nunca evangelizar. O perfeccionismo não ajuda em nada e atrapalha bastante. A noiva que espera o príncipe pra casar, coitada, vai ficar vitalina, nunca vai casar e morrer frustrada. Esse negócio de esperar que alguém esteja pronto pra evangelizar é conversa fiada. O missionário já nasce junto com o discípulo, pois a missão não é uma atividade a mais, mas algo constitutivo da personalidade do discípulo de Jesus.

Desta forma, devemos criar e manter no DJC esta cultura missionária. No Brasil existe, por exemplo, a cultura do futebol que é mantida de geração em geração, de modo que todo brasileiro tem futebol na veia, quer queira, quer não. O brasileiro começa a jogar bola quando ainda está na barriga da mãe. Logo que nasce, tem futebol pra todo lado, a brincadeira já é futebol e aí vão nascendo os craques.  O DJC deve ter este clima de oração permanente, união dos discípulos entre si, Eucaristia e uso frequente da Bíblia. Quem começar a participar do Siloé, já vai sendo animado pra pescar outras pessoas e ajudar na missão do DJC e assim por diante.













Sem perder tempo, sempre convidar para fazer o Reavivamento no Espírito Santo, encaminhar para a Irmanação, incentivar pra Opção Fundamental, depois encaminhar para a Fraternidade de Formação Inicial. Mas se a pessoa não quiser ser acompanhada na Fraternidade Cristã, então seja animada para caminhar no Siloé e assim por diante. Esta é a cultura que vai formar discípulos missionários de forma permanente, da mesma forma como no Brasil todos são formados para o futebol de forma permanente e espontânea. De modo que quem está à frente do DJC tenha esta visão, esta percepção e esta ação permanente.








Ao mesmo tempo que todos são acolhidos, amados, formados e incentivados para a missão no decorrer da caminhada discipular, também existe um direcionamento sistemático que vai sendo colocado naturalmente. É a pessoa que vai dizendo que passo vai dar. Mas seja de uma forma ou de outra, todos são acolhidos, vão sentindo a necessidade de crescer como discípulo e ajudar na missão de pescar e formar outros discípulos. Esta dinâmica nunca pode ser perdida no Movimento DJC.


Canalizar a missão de todos




Como somos um Movimento de Evangelização, a missão permanente de todos discípulos deve ser canalizada, da mesma forma como acontece no futebol. São vários jogadores, mas existe a canalização da ação de cada um, de modo que formem um time forte, bonito e que marca gol, pois todos esperam resultados.

No DJC todos vão ajudando na missão, mas o MEAD e a Disciplina Comum Anual ajudam a canalizar esta ação. Sem o MEAD e sem a Disciplina Comum teremos um bocado de gente agindo pra cá e prá lá, mas não teremos um time unido e focado. Apesar de muita ação, corre-se o risco de não marcar gol, ou seja, aumentar os siloelitas, aumentar discípulos das Fraternidades Cristãs, aumentar número de Discípulos Servidores etc

Por isso, sem abafar a missão de cada um, quem está à frente deve ir direcionando segundo o MEAD do DJC contido nos Temários e sempre ter em vista as orientações da Disciplina Comum Anual.

Por sua vez, cada Disciplina Comum Anual deve ser rezada e construída segundo as diretrizes do DJC, uma vez que um Organismo interfere na vida e na missão dos outros Organismos e de todo Movimento DJC.

Peço agora para cada Conselheiro Geral retomar a Disciplina Comum Anual 2015 e elaborar as listas dos siloelitas e discípulos do seu Organismo. Cada conselheiro deve ter tudo na ponta do lápis tim-tim por tim-tim, saber quem são as pessoas do seu organismo, onde estão caminhando, sob os cuidados de quem. A Disciplina Comum de referência é a do Discipulado de Casais que está no blog do Discipulado de Casais. Vejam as orientações sobre essas listas lá no ítem 6 da Disciplina.

xxx

Atenção Conselheiros: vejam o ítem 6 da Disciplina Comum do Discipulado de Casais 2015 (está postada no Blog do Discipulado de Casais).

Próximo domingo, cada um deve levar a Disciplina Comum 2015 e junto aos seus Discípulos, fazer as listas do seu Organismo. Nome por nome, tanto daqueles que estiverem no Discipulado Mensal como daqueles que não estiverem (tudo tim-tim por tim-tim). 

Para ganhar tempo, pedir para os Articuladores se anteciparem e cada qual levar essas listas prontas para o Discipulado Mensal. Cada pessoa vai saber onde está dentro do DJC, que passos está dando, qual a sua responsabilidade específica. 

De igual forma, cada Conselheiro tanbém vai saber quem são os seus siloelitas e discípulos. Isto ajudará na orientação dos Articuladores e Discipuladores, sobre o que devem fazer para acompanhar os que já estão encaminhando e sobre o que fazer para continuarem pescando novas pessoas etc

Graça e Paz!

Pe. Marcos Oliveira

Acompanhante Geral