Mensagem 30 - 03 - 15

Recomeçar sempre

No segundo livro de SAMUEL, capítulos 11 e 12, encontramos a história da queda de Davi. Aquele mesmo ungido que venceu o gigante Golias e tornou-se o grande rei de Israel, agora cai pela força do seu próprio pecado. O que venceu Golias com pedras agora tropeça na pedra do pecado que ele não fez por onde tirar do seu caminho.
O pecado sempre começa pela mente, entra no coração, fermenta os pensamentos e sentimentos e se torna um fato consumado. Uma vez consumado, gera a queda, gera a morte. Por isso precisamos vigiar sempre, porque por detrás do pecado estão nossa concupiscência, as seduções do mundo e tentações de Satanás e seus demônios.
Com Davi aconteceu assim. Numa tarde, levantando-se da cama, foi passear no terraço do palácio. Viu uma mulher muito bonita tomando banho. Era Betsabéia, esposa de Urias. Davi fez com que ela fosse levada ao seu encontro e adulterou com ela.
O pecado endurece o coração e vai crescendo dentro do pecador que não se arrepende. Depois vamos ver Davi tramando um pecado muito maior do que o adultério, a morte de Urias, para então ficar com Betsabéia. E assim aconteceu.
Mas Deus não aprovou o erro de Davi e a espada da morte entrou na sua família. O pecado sempre gera consequências negativas. O salário do pecado sempre é a morte.
Por isso, Deus e a Igreja insistem na necessidade do arrependimento e da conversão permanente. Até Davi caiu. Nós também podemos cair e temos consciência de que já caímos muitas vezes.
Mas o projeto de Deus não pode parar nem em nós e nem através de nós. Por isso se faz necessário sempre recomeçar, reconhecendo o pecado, pedindo e perdão e fazendo de tudo para não pecar mais.
Recomeçar, esta é a palavra-chave desta Semana Santa. Recomeçar crendo no amor de Deus e confiando na sua misericórdia!
Podemos recomeçar porque Deus está disposto a nos perdoar. Se Deus não fosse misericordioso não tínhamos como ter esperança. Mas ele foi misericordioso com o Davi arrependido e também será misericordioso com cada um de nós, desde que nos arrependamos e coloquemos os nossos pés dentro do seu projeto de salvação.
Da linhagem de Davi nasceu Jesus, o Salvador da Humanidade e Rei Eterno, conforme Deus prometera. Permitamos que o projeto de Deus também não pare na nossa vida. Peçamos perdão, isto é tudo, e Ele nos perdoará.
Quando decidimos recomeçar após o pecado, Deus também recomeça a operar na nossa vida com a sua Graça. E isto se chama santidade!
Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC