Mensagem - 26 03 15

Oração em meio à tormenta

Quem aqui já passou por aflições? Quem aqui já experimentou a tormenta? O Salmo 57 é uma oração no meio da aflição:

- “Piedade, Senhor, piedade, pois em vós se abriga a minh'alma! De vossas asas, à sombra, me achego, até que passe a tormenta, Senhor!”

Em meio à tormenta, tal qual como uma galinha com os seus pintinhos, Deus é nosso abrigo e proteção. Este bom hábito de correr para Deus nos livra dos demônios, vícios e falsos amigos.

- “Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, a este Deus que me dá todo o bem. Que me envie do céu sua ajuda e confunda os meus opressores! Deus me envie sua graça e verdade!”

Gritar a Deus, pedir ajuda aos céus, confundir os opressores... Só Deus, e mais ninguém, nos dá todo bem. Porque em meio às aflições aparecem outras alternativas que descartam ou distanciam do Deus Único e Verdadeiro. Por isso é necessário gritar a Ele e confundir os opressores que querem continuar oprimindo e desviando do caminho da vida.

O que pedir em meio às aflições? O salmista nos ensina: Pedir que Deus nos envie sua graça e verdade. Graça da salvação, bênção da divina providência, santidade, pão de cada dia. Verdade que nos ilumina e liberta, porque quem segue Jesus possui a luz da vida, por que quem conhece a verdade consegue enxergar uma luz no fim do túnel, o sentido da vida, a razão da esperança.

- “Eu me encontro em meio a leões, que, famintos, devoram os homens; os seus dentes são lanças e flechas, suas línguas, espadas cortantes. Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!”

Estamos em meio a leões visíveis, os obreiros da maldade, gananciosos, falsos, fuxiqueiros e enganadores. Mas também em meio a leões invisíveis, os demônios de Satanás que tentam, confundem, infestam, destroem e oprimem.

Os seus dentes, tanto dos leões visíveis como dos leões invisíveis, são lanças e flechas, suas línguas, espadas cortantes. Não podemos ser ingênuos e deixar que lanças, flechas e espadas do mal nos firam e arrasem. Precisamos viver em Deus e ser envolvidos pela glória da sua Presença. Nada melhor do que todo rezar diante do Santíssimo ou ao menos com a Meditação Orante da Palavra de Deus.

- “Prepararam um laço a meus pés, e assim oprimiram minh'alma; uma cova me abriram à frente, mas na mesma acabaram caindo.”

Armadilhas são colocadas, os inimigos maquinam e oprimem a nossa alma com tristezas, angústias e decepções. Precisamos vigiar para não cair. Pedir força a Deus para não esmorecer. Com o tempo o mal por si mesmo se destrói. Assim nos ensina a experiência da vida. Assim nos ensina a Palavra de Deus: “Prepararam um laço a meus pés, e assim oprimiram minh'alma; uma cova me abriram à frente, mas na mesma acabaram caindo.” Quem escolhe o caminho da maldade sempre será um fracassado!

- “Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minh'alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora! Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças, por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!”

Por fim, meus irmãos, rezar sempre, louvar a Deus, adorá-lo, bendizer o seu Santo Nome. Dar glória somente a Ele e confiar no seu imenso amor. Orar nunca é demais. Porque a oração que brota do coração sempre nos coloca na presença d’Ele e nos une a Ele. Orando nos colocamos sob a proteção das asas de Deus como os pintinhos junto à galinha. Sem oração estamos expostos a todos os tipos de perigos (flechas, lanças e espadas) e com certeza iremos fracassar.

Repito: orar nunca é demais, nos conserva no bem e nos livra do mal! Devemos orar sempre, para quando a tormenta chegar, sejamos vitoriosos. É pela oração que fincamos a âncora da esperança em Deus!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do Discipulado de Jesus Cristo