Mensagem 02 - 04 - 15

Façam isto em memória de mim!

- Jesus foi o maior acontecimento de Deus na história da humanidade. Ele é Emanuel, Deus Conosco. Da sua plenitude recebemos bênção sobre bênção. Existe realmente um antes e um depois de Cristo!

- Por isso foi do agrado de Cristo instituir um sacramento pelo qual ele permaneceria no meio do seu povo com o seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Jesus queria permanecer no meio de nós não só de forma espiritual, mas de forma sacramental. Foi quando Ele celebrou a Primeira Santa Missa na noite da quinta-feira, às vésperas da sua crucificação, instituiu o sacramento da Eucaristia e desejou que os seus Apóstolos continuassem celebrando-O em memória dele. (1Cor 11,23ss)

- Esta memória desejada por Cristo é mais que uma memória mental, é anamnese espiritual. Anamnese na Bíblia significa não só a recordação e a celebração de um acontecimento, mas sobretudo a atualização do mesmo. Na Santa Missa fazemos memória de Cristo Jesus no sentido de atualizar a sua presença no meio do povo através do pão e do vinho consagrados pelo Espírito Santo no seu Corpo e no seu Sangue.

- Sobre o Pão e o Vinho consagrados serem realmente o Corpo e Sangue de Cristo para a nossa salvação, sabemos a partir da própria Palavra de Deus. Vejamos algumas passagens da Bíblia:

- João 6: Eu sou o Pão da Vida. O Pão que eu vos dou é a minha Carne. E a bebida que vos ofereço é o meu Sangue. Quem come deste Pão possui a vida eterna. Permanece em mim e eu permaneço nele.

- Lucas 22: Tomai e comei, isto é o meu Corpo. Tomai e Bebei, isto é o meu Sangue. Sangue da Nova e Eterna Aliança que será derramado para a remissão dos pecados.

- Nesta quinta-feira Santa, dia em que celebramos a Instituição da Eucaristia, agradeçamos a Deus por tanta misericórdia e cresçamos no amor e na devoção a Jesus Eucarístico. Ele está no meio de nós!

Fraternalmente,
Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC