Mensagem 07 - 03 - 15

A páscoa que nasce da fé e renova a nossa vida!

- Páscoa é, como meditamos anteriormente, passagem libertadora para algo melhor. Esta só é possível pelo poder de Deus porque, literalmente, as dificuldades são superiores às nossas forças.

- A páscoa deve ser pelo poder da fé. Por isso, é importante vigiar sempre contra aquilo que atrofia e mata a nossa fé em Jesus Ressuscitado: o medo, a ansiedade, a aridez, o individualismo e a incredulidade.

- Jesus diz para nós: “Coragem, eu venci, você também comigo vencerá!” Ter fé é confiar no amor de Deus e se abandonar em suas mãos. Fé, ou tem ou não tem. Ou acredito em Jesus ou não acredito. Ou confio em Deus ou não confio. Mesmo que eu possa pedir para Deus aumentar a minha fé, este pedido já é um ato de fé, de modo que, quem não tem fé, nem consegue pedir verdadeiramente para Deus aumentar a sua fé, porque Ele não a tem de forma alguma.

- Mas é certo que, quando rezamos, quando meditamos a Palavra, quando recordamos as maravilhas de Deus na nossa história e lhe somos gratos, quando pomos nossa fé em ação, ela só vai crescendo e nos fazendo cada vez mais se abandonar com todos nossos sonhos e projetos nas mãos de Deus. A fé nos leva à confiança, à obediência e ao abandono nas mãos de Deus, e então temos a paz, a vitória, a alegria! (cf. Gal 2,1-10)

- Por isso a fé exige o combate contra aquilo que a ameaça: o medo, a ansiedade, a aridez, o individualismo e a incredulidade. Como combatemos?

- O medo só se vence enfrentando. Quanto mais fugimos, mas o medo cresce como um grande monstro. Quanto mais enfrentamos, mais ele se torna algo pequeno e insignificante. É assim que também vencemos os traumas e complexos emocionais que provocam tanto medo e psicose.

- A ansiedade é causada pelo desespero e insegurança. Deus é fiel, coloquemos nele a nossa esperança. Deus é o nosso rochedo, as tempestades e crises nunca vão nos destruir! Olhemos para o futuro com confiança e continuemos dando passos firmes, por que Deus É Conosco e sempre nos defenderá e abençoará.

- A aridez pode ser uma provação do próprio Deus para purificar e fortalecer a nossa fé.  É quando rezamos e não sentimos nada e nem recebemos nenhuma consolação do Espírito Santo. Então devemos continuar rezando, indo pra missa, fazendo a vontade de Deus mesmo contra a nossa vontade. Com o tempo a fé fica mais forte e nós também ficamos mais fortes na fé. O grande remédio contra a aridez é o Espírito Santo. Quanto mais estivermos áridos, aí é que devemos pedir o derramamento do Espírito Santo na nossa vida. Como um remédio ele vem em nosso auxílio e vai curando-nos de toda doença espiritual, e com o tempo ficamos curados.

- O individualismo mata a fé. Precisamos caminhar na Igreja, rezar com os irmãos, aprofundar a doutrina. Cristão fora da Igreja é como peixe fora do aquário!

- A incredulidade é falta de fé no Deus Único e Verdadeiro, no seu amor, no seu poder e na sua misericórdia. Quando nos habituamos a recordar com gratidão e admiração as maravilhas de Deus na nossa história, quando cultivamos a intimidade divina, quando paramos para meditar sobre a sua existência palpável na natureza e em nós mesmos, quando mergulhamos na Bíblia e nos pomos a escutar a sua Palavra, vamos vencendo a incredulidade porque a existência e a presença de Deus se tornam evidentes na nossa mente e experimentáveis para o nosso coração.


- Com esta fé em Deus nossa vida tem sentido e não nos contentamos jamais em viver uma vida mesquinha distante dele. Cada vez mais almejamos uma vida nova, e vamos crescendo nesta direção. Esta é a verdadeira páscoa. A páscoas que nasce da fé e renova a nossa vida!

Pe. Marcos Oliveira