Mensagem 06 - 03 - 15

Espiritualidade Pascal

- Páscoa, do hebraico “pesach”, significa passagem. Seja a passagem libertadora de Deus na nossa vida, seja a nossa passagem pela graça de Deus da escravidão para a liberdade.
- A espiritualidade cristã é essencialmente pascal. Porque o Deus Bendito da Aliança é aquele que sempre nos põe em movimento, fazendo-nos sempre passar para uma vida bem melhor.
- Nossa primeira páscoa foi a da criação, quando o Criador nos livrou do nada e nos chamou à existência. "Aquele que É" fez com que existíssemos à sua imagem e semelhança para que pudéssemos viver em comunhão com Ele. Sinal de que, quando viramos as costas para Ele, deixamos de existir. "Aquele que É" nos livrou do nada. Sem "Aquele que É" voltamos ao nada, fazemos da nossa vida um nada.
- O povo se corrompeu no pecado e tornou-se escravo no Egito. "Aquele que É" escutou o seu clamor, viu o seu sofrimento e desceu para libertá-lo. Pela liderança de Moisés favoreceu que o povo saísse da terra da escravidão para Canaã, a Terra da Liberdade. Como a idolatria sempre é o começo da destruição de um povo, Deus disse para Moisés que, uma vez libertado da escravidão, o povo deveria adorá-lo para não fazer pactos com ídolos e voltar a ser escravo. Mas o povo ignorante e ingrato nem sempre adorou a Deus em espírito e em verdade. E por isso Israel conheceu sucessivos períodos de escravidão.
- A páscoa nova e definitiva foi selada no Sangue do Cordeiro, Jesus Cristo, que ofereceu a sua vida pela nossa salvação. Morreu na cruz para nos justificar e ressuscitou no terceiro dia para permanecer no meio de nós. Jesus Cristo vive, reina e é o Senhor! Mediante a fé nos tornamos partícipes da vida de Jesus e começamos a viver a vida eterna no aqui e agora da nossa história. Doravante, é mediante a fé que somos salvos em Jesus e com ele vencemos o pecado, os demônios e a morte.
- A espiritualidade cristã é essencialmente uma espiritualidade pascal, de modo que ser cristão é estar sempre em movimento no Caminho Santo que conduz para a Verdade e a Vida. A parte que nos cabe fazer é acreditar em Jesus, acreditar no seu amor, a ele se entregar como Nosso Senhor e Salvador, e se colocar em movimento. Se assim fazemos, fazemos o principal, porque Deus mesmo vem em nosso auxílio e favorece a abertura do Mar Vermelho e tudo mais que seja necessário para que então sejamos plenamente realizados.
- Páscoa é passagem para algo melhor. Que a força da ressurreição de Jesus continue nos impulsionando sempre para o alto e para frente. Com ele morremos para o pecado, Com ele ressuscitamos para uma vida nova mediante o poder da fé e a graça do batismo (cf. Col 2,9-15).
Fraternalmente,
Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC